segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Notícias El Salvador nega pedido de democrata para visitar deportado
Notícias

El Salvador nega pedido de democrata para visitar deportado

Senador Chris Van Hollen havia solicitado um encontro com Kilmar Abrego Garcia, tirado à força dos EUA por engano

O senador norte-americano Chris Van Hollen (Partido Democrata) viajou a El Salvador na 4ª feira (16.abr.2025) em uma tentativa frustrada de garantir a libertação de Kilmar Abrego Garcia, deportado ilegalmente pelo governo do presidente Donald Trump (Partido Republicano). A informação é do jornal digital Politico.

Van Hollen se reuniu com o vice-presidente salvadorenho, Félix Ulloa (Nuevas Ideas). Depois, foi impedido de visitar Abrego Garcia na prisão de segurança máxima onde está detido. O senador questionou por que El Salvador continua mantendo o homem preso, já que “Abrego Garcia não cometeu crime”, mas “foi ilegalmente deportado, segundo tribunais norte-americanos”. Ele citou que o governo salvadorenho “não encontrou evidências de ligação” de Abrego Garcia com a MS-13 –a Mara Salvatrucha, conhecida como MS-13, é uma gangue surgida em Los Angeles nos anos 1980 e que, inicialmente, buscava proteger imigrantes salvadorenhos.

O caso tornou-se central na política de deportação em massa promovida por Trump. Embora a Suprema Corte tenha determinado que o governo deve “facilitar” o retorno de Abrego Garcia aos EUA depois de sua deportação ter sido considerada ilegal, o presidente norte-americano se recusa a tomar medidas para garantir a volta.

Durante visita à Casa Branca nesta semana, o presidente salvadorenho, Nayib Bukele (Nuevas Ideas) afirmou que não pretende libertar ou “devolver” Abrego Garcia. Bukele mantém relações próximas com Trump.

O governo dos EUA diz que Abrego Garcia é um “terrorista” e “integrante da gangue MS-13”, citando um processo da Corte de Imigração de 2019. No entanto, a juíza federal Paula Xinis, que ordenou seu retorno aos EUA, classificou as evidências de qualquer afiliação com gangues como extremamente frágeis: limitavam-se a uma denúncia anônima e ao fato de Abrego Garcia vestir roupas do Chicago Bulls, time de basquete.

Advogados do governo norte-americano admitiram que Abrego Garcia foi deportado violando a lei federal, pois um juiz de imigração havia determinado, em 2019, que ele enfrentava um temor legítimo de ser perseguido em El Salvador e não poderia ser deportado para seu país de origem.

A juíza Xinis anunciou na 3ª feira (15.abr) que seu tribunal iniciará uma investigação “intensa” sobre as tentativas do governo Trump de trazê-lo de volta aos EUA. “Estou seguindo o mais próximo possível a Suprema Corte”, disse. “Na minha visão, não há o que se possa apelar. Agora, vamos aos fatos”, declarou.

Enquanto democratas se preparam para mais viagens a El Salvador, congressistas republicanos visitam o país para demonstrar apoio aos planos de deportação de Trump. O deputado Riley Moore (Partido Republicano, West Virginia) publicou na 4ª feira (16.abr) uma série de fotos suas diante de detentos na mega prisão CECOT, declarando estar “ainda mais determinado a apoiar os esforços do presidente Trump” para “proteger” os EUA.

A disputa em torno de Abrego Garcia se dá no contexto da controversa política de deportação em massa prometida por Trump durante sua campanha presidencial. O caso é visto como um teste importante sobre os limites do poder executivo em questões de imigração e o respeito às decisões judiciais.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mercado abaixa projeção da inflação para 5,55%

Agentes financeiros não alteraram as projeções do IPCA, do PIB e da...

Ucrânia está disposta a ceder a Crimeia por acordo de paz

Presidente norte-americano pediu que a Rússia interrompa os ataques; Rubio afirmou que...

Saiba quem era a brasileira morta em atropelamento no Canadá

Kira Salim tinha 34 anos e, de acordo com seu perfil no...

Leia a lista de indicadores internacionais que saem nesta semana

Alemanha, Itália, Portugal, Zona do Euro e EUA divulgam a prévia do...