A safra da presente campanha agrícola no município dos Gambos, província da Huíla, pode estar comprometida devido a invasão dos elefantes aos têm causado vários campos agrícolas.
A informação foi avancada hoje, 22, pelo chefe da povoação de Chimbolelo (zona mais afectada), Francisco Tivando, que revela que as perdas são avultadas com culturas como milho, maçango, a serem a preferência dos elefantes, obrigando as famílias a enfrentarem desafios para proteger os seus alimentos.
De acordo com Francisco Tivando, os animais andam em manadas em busca de alimento e água e apela as autoridades para uma intervenção urgente que proteja tanto as comunidades como os animais.
“Ninguém pode matar o elefante, mas também a população passa mal, porque estão a danificar as culturas da população, e nesse sentido, não vive mais no parque do Bicuar, as famílias estão impossibilitadas de conter a situação, dada a quantidade e o perigo que o mamífero representa”, lamentiu.
O Municipio dos Gambos localiza-se a Sul da provínciada Huíla, é limitado a Norte pelos municípios da Chibia e do Quipungo, a Este pelo município da Matala, a Sul pelos municípios da Cahama e do Curoca, e a Oeste pelo município de Virei.
Possui uma população total de 79,462 habitantes. A sua população é maioritariamente composta pelo grupo etnolinguístico Nyaneka com maior predominância no centro e norte do município. Na maioria esta população dedica-se a actividades ligadas à extracção de granito e à agropecuária de auto subsistência e pastorícia, existindo entre ela camponeses associados e pequenos empresários agropecuários e comerciantes.
O conteúdo Elefantes devastam campos de cultivo nos Gambos aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário