A eleição do próximo Papa terá lugar na próxima quarta-feira que vai escolher o novo líder da Igreja Católica de 1,4 bilhão de fiéis.
Actualmente, existem 135 cardeais com menos de 80 anos e elegíveis para votar no conclave, vindos de 71 países diferentes no conclave com maior diversidade geográfica da história. Dois já disseram formalmente à Santa Sé que não podem comparecer por motivos de saúde, reduzindo para 133 o número de homens que entrarão na Capela Sistina.
É necessária uma maioria de dois terços para ser eleito papa, o que significa que, se o número de eleitores for de 133, o vencedor deve garantir 89 votos.
Os países com mais eleitores são: Itália (17), Estados Unidos (10), Brasil (7), França e Espanha (5), Argentina, Canadá, Índia, Polónia e Portugal (4).
O número de representantes do continente africano reduziu de 18 para 17, porque um eleitor de nacionalidade queniana, não poderá se fazer presente.
América Central e a Oceânia é que têm números mais reduzidos com quatro cada.
O conteúdo Eleição do próximo Papa decorre esta quarta-feira aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário