segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África Festival Jazz no Franco segue na sétima edição este sábado – O País
ÁfricaInternacionalMoçambiqueÚltimas notícias

Festival Jazz no Franco segue na sétima edição este sábado – O País

O Centro Cultural Franco-Moçambicano apresenta, este sábado, a partir das 17h, a sétima edição do Festival Jazz no Franco.

O Dia Internacional do Jazz, celebrado a 30 de Abril, é uma ocasião especial para reconhecer a importância do género musical. Instituído pela Organização das Nações Unidas, em 2011, a data destaca o papel diplomático do jazz, ao unir pessoas de todas as partes do mundo através da sua paixão pela música.

A primeira edição do Jazz no Franco realizou-se em 2018 e, desde então, tem sido um ponto de encontro anual para os amantes do jazz em Moçambique. Inspirado pelos valores do Dia Internacional do Jazz, o festival procura sempre apresentar uma programação diversificada, reunindo artistas nacionais e internacionais.

Para esta sétima edição, o evento conta com a participação de:  Bokani Dyer Trio (África do Sul), 18h0, na Sala Grande; João Cabral (Moçambique), 19h30, Jardim; Hugo Corbin Quartet (França), 20h30, Sala Grande; Stélio Mondlane’s Project Evolution (Moçambique), 22h, Jardim.

O festival contará com The Vinyl Experience, um DJ set com Dub Rui, que fará uma selecção especial antes e depois dos concertos, às 17h e às 23h, no palco do Restaurante Palato.

SOBRE OS ARTISTAS

Bokani Dyer Trio é liderado pelo pianista e compositor Bokani Dyer, um dos principais nomes do jazz contemporâneo sul-africano. Natural de Botswana e criado em Joanesburgo, Dyer formou-se com distinção na University of Cape Town. O trio mistura influências do jazz tradicional com uma abordagem moderna, reflectindo a visão inovadora de Dyer. Com actuações em festivais internacionais, o trio lançou o aclamado álbum Neo Native (2019), que conquistou o prémio de Melhor Álbum de Jazz nos South African Music Awards (SAMA).

João Cabral é um músico moçambicano que combina a guitarra e a voz para criar uma sonoridade envolvente, misturando ritmos africanos e influências do jazz. Compositor, arranjista e produtor, já se apresentou em vários concertos e festivais nacionais e internacionais. Licenciado e Mestre em Jazz Performance pela University of Cape Town, celebra o Dia Internacional do Jazz interpretando tanto standards do género como temas dos seus álbuns River of Dreams (2009) e Walks of Life (2023), destacando o poder do jazz em unir culturas.

Hugo Corbin é um guitarrista e compositor Francês. Desde o seu primeiro álbum, Inner Roads (2019), a sua música é uma viagem sonora, inspirada no cinema e na literatura. No seu mais recente trabalho, Room To Dream, lançado em Março de 2025 pelo selo Quai Son Record, a sua guitarra ganha ainda mais vida ao lado do baixo de Marc Buronfosse e da bateria de Guillaume Dommartin. Desta vez, a voz também tem um papel de destaque, com Monika Kabasele a trazer a sua interpretação única, depois da parceria com Corbin no álbum Grécofuturisme. Com influências de cineastas como David Lynch e Kim Jee-Woon, Corbin cria músicas que nos fazem sonhar e aproveitar o momento.

Stélio Mondlane é um baterista, produtor e compositor moçambicano, com uma carreira sólida e diversas participações em festivais renomados, como o Festival Azgo, More Jazz Series, Bushfire, MASA Festival, entre outros, tanto em Moçambique como no exterior. Ao longo de sua trajectória, Stélio tem colaborado com artistas nacionais e internacionais, além de estar envolvido em projectos sociais relacionados ao autismo. Actualmente, lidera o Stélio Mondlane’s Project e participa de outros projectos musicais. Vencedor de dois prémios Ngoma Moçambique, já lançou um CD e um DVD e está a preparar o lançamento do seu segundo álbum, com o objectivo de continuar a enriquecer a cena musical moçambicana e além-fronteiras.

 

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

África do Sul: Aliança Democrática obriga governo a recuar da intenção de aumentar o IVA

O Governo sul-africano anunciou nesta sexta-feira que decidiu não aumentar o IVA,...

Paradeiro incerto do leão que causou pânico na Nharêa condiciona acesso de camponeses às lavras

As famílias camponesas da três aldeias do Município da Nharêa, na província...

No Rio, carnaval virtual promove folia digital e revela novos talentos

A história do biólogo Ewerton Fintelman de Oliveira com o carnaval virtual...