O setor de comunicação corporativa teve crescimento de 5,17% quando comparado ao ano anterior, com o faturamento total de R$ 5,3 bilhões
O levantamento “Anuário Mega Brasil da Comunicação Corporativa”, divulgado na 5ª feira (15.mai.2025), mostra que as empresas FSB Comunicação, do grupo FSB Holding, e InPress se mantiveram no topo do setor de relações-públicas e publicidade em 2024. O faturamento conjunto das 2 empresas foi de R$ 105,4 bilhões. Eis a íntegra do documento (PDF – 86,8 MB).
A FSB Holding manteve a liderança no Anuário, com receita de R$ 735 milhões. Em 2024, teve um crescimento de 34%, o que ampliou sua distância para a 2ª colocada, que cresceu 14%. A FSB ocupa o topo do ranking desde 2009, quando o estudo foi publicado pela 1ª vez.
Colaboradores e clientes
Além de serem as maiores em faturamento, a FSB e a InPress também são as empresas com mais colaboradores e clientes no ranking. Nessa área, porém, a In Press ultrapassa a FSB: tem 701 colaboradores e 495 clientes. A adversária, 693 colaboradores e 420 clientes.
Na 3ª posição da lista está o Grupo Burson Brasil. No total, a companhia reúne 480 colaboradores e 250 clientes.
Faturamento aumenta em 2024
A indústria de agências de comunicação faturou R$ 5,3 bilhões no ano passado, alta de 5,17% em relação aos R$ 5,1 bilhões alcançados em 2023. Das 20 maiores agências do país, só 3 tiveram um faturamento menor do que no ano anterior: Edelman, Partners e Temple.
Atualmente, segundo o relatório, o mercado é composto por 1.134 agências que empregam 20.277 profissionais.
O Anuário destaca, porém, que o acompanhamento do número total de agências se deu informalmente e, portanto, não pode ser considerado oficial.
Distribuição por regiões
A pesquisa mostra haver uma grande concentração de agências localizadas no Sudeste. Das 1.134 agências consultadas, 84,4% ficam na região. Deste total, a maioria se encontra em São Paulo, com 71,4% de participação. A região com menor concentração de empreendimentos deste tipo é a Norte, com 0,5%.
Deixe um comentário