Lar Notícias Funeral do papa Francisco reuniu 400 mil
Notícias

Funeral do papa Francisco reuniu 400 mil

Missa foi celebrada na praça de São Pedro; caixão saiu do Vaticano e percorreu pontos históricos de Roma até chegar à basílica de Santa Maria Maior

O funeral do papa Francisco reuniu cerca de 400.000 pessoas neste sábado (26.abr.2025), segundo a imprensa italiana. De acordo com o Vaticano, 250.000 fiéis acompanharam a missa de despedida realizada na praça São Pedro, enquanto outras 150.000 se concentraram nas ruas próximas para assistir à passagem do papamóvel que transportava o caixão do pontífice.

O trajeto, com extensão de 3,8 km, ligou a basílica de São Pedro à basílica de Santa Maria Maior, em Roma. Francisco é o 1º papa a ser sepultado fora do Vaticano desde Leão XIII, que morreu em 1903. A partir de domingo (27.abr), o túmulo do pontífice estará aberto à visitação pública. A lápide exibe apenas a inscrição “Franciscus”, conforme solicitado por ele em testamento.

Seis meses antes de sua morte, Francisco alterou os protocolos funerários papais para simplificar os rituais. Entre as mudanças, autorizou a possibilidade de papas serem enterrados fora do território do Vaticano, o que permitiu o cumprimento de seu desejo de repousar na basílica de Santa Maria Maior.

A cerimônia foi acompanhada por líderes mundiais. O Brasil foi representado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva.

Integraram a comitiva brasileira o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, além dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Ricardo Lewandowski (Justiça), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos), deputados, senadores e o assessor especial Celso Amorim.

Sepultamento do Papa Francisco

O corpo do Papa Francisco foi sepultado na Basílica de Santa Maria Maior. O rito começou às às 13h (8h no horário de Brasília). A cerimônia foi privada e durou cerca de 30 minutos. Foi presidida pelo cardeal camerlengo, Kevin Farrell.

Depois da missa de funeral, ou Missa das Exéquias, celebrada na Basílica de São Pedro pelo cardeal Giovanni Battista Re, o caixão percorreu as ruas de Roma a bordo do papamóvel. O cortejo passou por locais históricos como o Coliseu até a basílica de Santa Maria Maior.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Negociação com a China está avançando, dizem EUA

Secretário do Tesouro norte-americano afirma estar otimista sobre acordo com os chineses...

Líder do PDT exime Lupi e diz que pasta é alvo de “ladrões”

Mário Heringer (PDT-MG) disse que o partido pediu ao Ministério Público Federal...

Caminhão com quase uma tonelada de maconha tomba em rodovia do ES

Falha nos freios provocou acidente e revelou droga escondida em carga de...

Lupi nega ter sido omisso em fraude no INSS

Ministro da Previdência foi alertado em junho de 2023 sobre irregularidades, mas...