Lar Notícias Fux tenta recuperar a crédito do STF, diz defesa de Filipe Martins
Notícias

Fux tenta recuperar a crédito do STF, diz defesa de Filipe Martins

Advogado afirma que o ministro é um homem brilhante, que está “de fato” preocupado com a legalidade e a preservação dos princípios brasileiros

O advogado Ricardo Fernandes, que compõe a defesa do ex-assessor de Bolsonaro Filipe Martins, disse ao Poder360 que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux é “um homem brilhante”, que está tentando recuperar a credibilidade da Corte. 

“Ele [Fux] é muito afeito ao estudo, não só do direito, mas de outras áreas, como a literatura. Ele é um homem que foi magistrado, então ele sabe muito bem da gravidade que é você atribuir uma pena desproporcional a uma pessoa”, disse Fernandes.

Sua fala se refere à ressalva feita pelo ministro durante o julgamento que tornou réu Jair Bolsonaro (PL) e mais 7 acusados de tentarem dar um golpe de Estado. Na ocasião, Fux disse que investigados pelo 8 de Janeiro foram julgados “sob violenta emoção” e que discorda da dosimetria das penas dadas a alguns envolvidos, como à cabeleireira Débora dos Santos.

Débora é julgada na 1ª Turma do STF por ter pichado com batom a estátua “A Justiça” no 8 de Janeiro. Ela escreveu “perdeu, mané” –referência a uma frase dita por Roberto Barroso, presidente da Corte, em 2022.

Quatorze anos de prisão foram pedidos pelo relator, Alexandre de Moraes. A análise da condenação de Débora se encerraria nesta no fim de março, mas o pedido por mais tempo para analisar o caso de Fux adiou o fim do julgamento. Por esse motivo, a PGR foi favorável a sua prisão domiciliar. O colegiado voltará a analisar o caso de Débora em 25 de abril.

Segundo o advogado Ricardo Fernandes, a dosimetria da pena precisa ser equivalente ao crime, ao dano decorrido e ao risco que a pessoa oferece para a sociedade.

“Obviamente, o ministro Luiz Fux está querendo fazer valer o que é fazer valer a Justiça e tentar recuperar a credibilidade já tão maculada no Judiciário, principalmente quando isso vem da mais alta Corte e seus integrantes”, disse.

SITUAÇÃO DE FILIPE

Filipe Martins segue morando em Ponta Grossa, na mesma residência onde havia sido preso. Mora com a namorada e os sogros. Segue com as restrições das cautelares desde que foi solto: 

  • uso de tornozeleira eletrônica; 
  • apresentação à Justiça do Paraná semanalmente; 
  • não se ausentar do Brasil; 
  • não usar as redes sociais, sob multa diária de R$ 20.000; e 
  • não se comunicar com nenhum dos investigados, inclusive, o ex-presidente.

Segundo o advogado, Filipe não está trabalhando. A esposa trabalha e sustenta os custos do casal. Fernandes disse que o Filipe tenta realizar alguns trabalhos esporádicos, mas que está “completamente impedido” de exercer a sua profissão.

Filipe é um cientista político que trabalhava na área internacional. Fernandes disse que, na sua área, se ele conversar com alguém, facilmente essa conversa pode ser usada para se estabelecer uma ligação com o ex-presidente Bolsonaro, o qual está impedido de ter contato.

O advogado também disse que não há como anunciar cursos nas redes sociais por causa das restrições. Depois da decisão de multa pelo vídeo com o advogado, afirmou que provavelmente “anunciar qualquer coisa” com o nome do Filipe será objeto de multa. 



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lupi nega ter sido omisso em fraude no INSS

Ministro da Previdência foi alertado em junho de 2023 sobre irregularidades, mas...

Caminhão com quase uma tonelada de maconha tomba em rodovia do ES

Falha nos freios provocou acidente e revelou droga escondida em carga de...

Justiça condena Marçal à perda de inelegibilidade pela 2ª vez

Ex-coach e candidato a prefeito de São Paulo em 2024 também foi...

Ditadura era mais justa que o Supremo, diz PCO

Partido da Causa Operária criticou decisão da Corte de condenar mulher que...