O Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) informou esta terça-feira, 20, estar em negociações com Israel sobre as modalidades do restabelecimento da entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza.
“As autoridades israelitas contactaram-nos para retomar a entrega de ajuda limitada, e estamos actualmente em discussões sobre como isso ocorreria, dadas as condições no local, disse o OCHA num comunicado, sem dar mais pormenores.
A declaração da agência das Nações Unidas surge após Israel ter decidido autorizar a entrada no enclave palestiniano de uma pequena quantidade de ajuda depois de mais de dois meses de bloqueio.
No domingo, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ordenou o retomar do fluxo de ajuda humanitária para Gaza, que estava bloqueado desde 02 de Março.
As autoridades israelitas apresentaram um plano apoiado pelos Estados Unidos para a criação de pontos de entrega de ajuda, que seriam geridos através de uma fundação recém-criada. A proposta de Telavive gerou críticas internacionais, incluindo da ONU.
Morte de bebés
O atraso na chegada de ajuda humanitária, pode influenciar na morte de catorze mil bebés nas próximas 48 horas alertou hoje o líder do Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), Tom Fletcher.
O número decorre, segundo disse o responsável da ONU em declarações à Rádio 4 da BBC, de uma avaliação feita pelas equipas do OCHA no terreno.
“Temos equipas fortes no terreno. Claro que muitos dos elementos dessas equipas foram mortos, mas ainda temos muitas pessoas no terreno. Estão em centros médicos, em escolas a avaliar as necessidades”, avançou.
Tom Fletcher reiterou que a autorização de entrada de nove camiões de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, após 11 semanas de bloqueio, é “uma gota de água no oceano”.
Segundo sublinhou, até agora, apenas cinco camiões de ajuda humanitária tiveram acesso ao enclave palestiniano, o que é uma ajuda totalmente inadequada para as necessidades da população.
O conteúdo Gabinete da ONU discute restabelecimento da entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário