segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África Governo assina acordo para TAAG voar para Zâmbia
ÁfricaAngolaEconomiaInternacionalÚltimas notícias

Governo assina acordo para TAAG voar para Zâmbia

Foi rubricado nesta quinta-feira, 10, em Lusaka, um novo acordo bilateral de serviços aéreos, que permitirá que a companhia nacional de bandeira TAAG, passe a voar directamente para a Zâmbia, bem como a Zambia Airways realizar ligações aéreas daquele país para Luanda.

Por se tratar de um acordo bilateral, o acordo visa dar corpo ao projecto de mercado único Africano de Transporte Aéreo, reforçando o compromisso de Angola com a liberalização do sector aéreo no continente.

Os Governos da República de Angola e da República da Zâmbia rubricaram hoje, em Lusaka, um novo Acordo Bilateral de Serviços Aéreos, instrumento jurídico que estabelece as bases legais necessárias para a realização de voos comerciais directos entre os dois países.

O documento foi assinado pelo Ministro dos Transportes de Angola, Ricardo Viegas D’Abreu, e pelo Ministro dos Transportes e Logística da Zâmbia, Frank Tayali, marcando um novo ciclo de cooperação no sector da aviação civil, com reflexos directos na mobilidade, comércio, turismo e integração regional.

Ao discursar na cerimónia o Ministro Ricardo Viegas D’Abreu, considerou o acordo como “um avanço significativo para a aviação civil angolana, porque consolida juridicamente a nossa capacidade de operar novas rotas e reforça a posição de Angola como um hub estratégico na região da África Austral. Esta ligação directa com a Zâmbia é apenas o início de uma maior abertura e conectividade que estamos a construir com os nossos vizinhos e parceiros africanos”.

Além de actualizar e substituir o acordo anteriormente celebrado em 2014, e o Memorando de Entendimento assinado em 2017, este novo instrumento está alinhado com os princípios da Declaração de Yamoussoukro, da Agenda 2063 da União Africana e do Mercado Único Africano de Transporte Aéreo (SAATM), reforçando o compromisso de Angola com a liberalização do sector aéreo no continente africano.

O Acordo contempla disposições técnicas e operacionais que vão facilitar a atribuição de direitos de tráfego às companhias aéreas designadas, abrindo caminho para a criação de novas ligações directas entre Luanda e Lusaka, e, futuramente, para outras cidades relevantes da região.

O conteúdo Governo assina acordo para TAAG voar para Zâmbia aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

África do Sul: Aliança Democrática obriga governo a recuar da intenção de aumentar o IVA

O Governo sul-africano anunciou nesta sexta-feira que decidiu não aumentar o IVA,...

Paradeiro incerto do leão que causou pânico na Nharêa condiciona acesso de camponeses às lavras

As famílias camponesas da três aldeias do Município da Nharêa, na província...

No Rio, carnaval virtual promove folia digital e revela novos talentos

A história do biólogo Ewerton Fintelman de Oliveira com o carnaval virtual...