Lar Notícias Governo conversa com EUA após ameaça de sanção a Moraes
Notícias

Governo conversa com EUA após ameaça de sanção a Moraes

Diálogo se dá após o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, falar em punição ao ministro do STF por violações de direitos humanos

As ameaças de integrantes do governo dos Estados Unidos de impor sanções contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes repercutiram no Planalto. Enquanto o Itamaraty abriu um canal de comunicação com o Supremo, o governo federal articula diretamente com os EUA para evitar uma crise diplomática.

A possibilidade de punição a Moraes foi levantada pelo chefe do Departamento de Estado norte-americano, Marco Rubio, na 4ª feira (21.mai.2025). Questionado sobre a “perseguição política” no Brasil durante depoimento na Comissão de Relações Exteriores do Congresso dos EUA, disse haver “grandes possibilidades” de sanções ao ministro.

O jornal O Globo relatou que o Ministério das Relações Exteriores estabeleceu uma conexão direta com o STF para manter os ministros informados sobre a situação. O episódio, porém, ainda não é tratado como crise pelo Supremo. A percepção é de que se trata de situação na esfera diplomática e que está evoluindo “dentro da normalidade”.

O Itamaraty se incomodou com as declarações de Rubio, entendendo se tratar de tentativa de interferência e uma afronta ao Judiciário. O chefe do Departamento de Estado dos EUA disse cogitar aplicar a Lei Magnitsky, que permite punir estrangeiros envolvidos em crimes relacionados a corrupção ou violação de direitos humanos.

Se for este o caso, Moraes pode ter bens e contas bancárias nos Estados Unidos bloqueadas, além de enfrentar cancelamento do visto e proibição de entrada em território norte-americano.

Já o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por outro lado, adotou uma abordagem mais prática e dialoga diretamente com a administração federal dos EUA. De acordo com o g1, a articulação se dá entre autoridades de alto escalão.

Eduardo x Moraes

Na 2ª feira (26.mai), o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) disse acreditar que Moraes será punido de “forma exemplar” pelo governo do presidente Donald Trump para desencorajar outras pessoas que “violam os direitos humanos” a fazerem o mesmo.

Em entrevista à Revista Oeste, Eduardo afirmou que, pela declaração do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, acredita que já há um aval de outras autoridades norte-americanas para que isso seja feito.

A fala se deu após o magistrado abrir um inquérito contra ele. A decisão veio após pedido de investigação feito pela PGR (Procuradoria Geral da República) para apurar a atuação de Eduardo nos Estados Unidos contra autoridades brasileiras.

O pedido da procuradoria se dá em resposta à representação criminal protocolada pelo deputado Lindbergh Farias (RJ), líder do PT na Câmara. No documento, Gonet cita publicações em redes sociais e entrevistas dadas à imprensa.

Segundo a PGR, as declarações representam uma tentativa de “intimidar” autoridades públicas em relação à ação penal no Supremo contra o seu pai, Jair Bolsonaro, réu por tentativa de golpe de Estado.

Eduardo está afastado da Câmara dos Deputados desde março, quando foi morar nos EUA. Em entrevistas e publicações nas redes sociais, fala sobre os “abusos” cometidos por Moraes e articula sanções junto ao congresso norte-americano contra o magistrado.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Senado aprova convite a CGU e diretor da PF para tratar do INSS

Autor, que é da base do governo, diz ser necessária uma “oportunidade”...

Para cuidar do mais pobre, não se governa com a cabeça, diz Lula

Para cuidar do mais pobre, não se governa com a cabeça, diz...

Fed diz haver “incerteza considerável” na economia

O banco central dos EUA divulgou os detalhes da reunião de maio...

Pesquisa mostra impactos socioeconômicos no resultado do Ideb

Levantamento de ONG analisou desempenho de escolas da rede municipal de São...