O Presidente da República, João Lourenço, destacou neste domingo, 04, em Nova Deli, capital da Índia, as potencialidades existentes e a melhoria do ambiente de negócios em Angola, para incentivar os empresários indianos a investirem no país.
O Chefe de Estado salientou no seu discurso de abertura do Fórum de Negócios Angola-Índia, que juntou mais de 200 empresários, que através das reformas em curso foram reduzidos de forma significativa os prazos e os custos para o estabelecimento de empresas, esclarecendo que foram igualmente simplificados os processos de licenciamentos e estabelecidos os mecanismos de protecção do investimento.
João Lourenço destacou que “foi por causa destas reformas legislativas e administrativas que a economia angolana registou em 2024 um crescimento do Produto Interno Bruto em 4,43%, a mais elevada taxa de crescimento dos últimos 10 anos”.
Já o governo indiano expressou, através do ministro de Estado para os Assuntos Exteriores e Ambiente, Shri Kirti Singh, a intenção de mobilizar o sector privado para investir em Angola, de modos a criar soluções que assentam nos desafios de desenvolvimento do país.
Para o economista José Lumbo, do ponto de vista estratégico das práticas comerciais, a Índia tem muito a oferecer ao país, pelo facto de ter neste momento um modelo de agricultura mecanizada e de subsistência que pode ser aproveitado para conseguirmos dar respostas os desafios da produção em Angola, e a consequente redução dos preços dos produtos e bens.
O economista disse ainda que “a sua afirmação sobre os ganhos na relação com a maior economia do Sul da Ásia, deve-se pelo facto de a Índia estar na 4ª posição dos países que Angola mais importa que ronda só em 2024 estiveram a rondar em 887.1 mil milhões de dólares.
José Lumbo disse ainda que Angola deve buscar parcerias muito fortes que levem a produção local dos produtos que mais importa à Índia.
O conteúdo Governo indiano quer mobilizar sector privado para investir em Angola aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário