Lotes 3 e 6 abrangem 1.231,8 km de estradas federais e estaduais, com investimentos de R$ 36 bilhões ao longo de 30 anos
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), assinaram nesta 2ª feira (28.abr.2025) os contratos de concessão dos Lotes 3 e 6 de rodovias do Paraná.
Juntos, os 2 lotes abrangem 1.231,8 km de rodovias federais e estaduais. Os investimentos previstos totalizam R$ 36 bilhões ao longo de 30 anos em melhorias e manutenção das estradas por parte das concessionárias vencedoras.
LOTE 3
A CCR será responsável por aplicar R$ 16 bilhões em melhorias e manutenção das estradas BRs-369/373/376/PR e PRs-090/170/323/445, que totalizam 569,7 km de extensão.
O lote, que abrange 22 cidades, conecta o norte do Paraná ao eixo rodoviário da BR-277, que liga ao Porto de Paranaguá.
Dentre as melhorias previstas no lote, estão:
- 132,6 km de duplicações;
- 24,6 km de faixas adicionais;
- 61,7 km de vias marginais e 61,6 km de contornos;
- 2 pontos de parada e descanso;
- 22 passarelas;
- 2 áreas de escape;
- 8 passagens de fauna; e
- 14,9 km de iluminação na Serra.
LOTE 6
Já o Lote 6 das Rodovias Integradas do Paraná foi concedido para a EPR, única participante do leilão realizado em dezembro de 2024. O plano define R$ 20 bilhões em melhorias e manutenção das estradas.
O trecho de 662,1 km atravessa 31 cidades, com destaques para as ligações de Guarapuava até Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira com o Paraguai e Argentina, e de Cascavel até Pato Branco, no sudoeste paranaense.
Entre as melhorias previstas, estão:
- 462,4 km de duplicação;
- 31,4 km de faixas adicionais; e
- 87,1 km de vias marginais.
RODOVIAS DO PARANÁ
O Lote 6 é o maior do Sistema Integrado de Rodovias do Paraná. É desenvolvido por meio de uma parceria entre o governo paranaense e o Planalto.
Além disso, com os Lotes 1 e 2, que contemplam a região Central, RMC (Região Metropolitana de Curitiba) e o litoral, respectivamente, o Paraná concedeu todo o eixo da BR-277, da Ponte da Amizade até o Porto de Paranaguá.
“Esse modelo que nós assinamos hoje, junto com o ministro, é um modelo pioneiro, que foi uma proposta que nós trouxemos no passado para o governo federal, onde nós unificamos o projeto das rodovias estaduais do nosso estado com as rodovias federais. Estamos falando de um projeto de 3.300 quilômetros, sendo que 2.200 são rodovias federais e 1.100 são rodovias estaduais”, disse Ratinho Júnior em conversa com jornalistas.
Segundo ele, a estratégia possibilitou uma melhor capacidade de atração de investimento de grupos internacionais que tem condição de fazer grandes aportes.
Em setembro deste ano, serão leiloados os lotes 4 e 5.
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