Serão ofertados 5 terminais portuários e 1 rodovia; a soma de investimentos alcança R$ 1,1 bilhão
O governo federal realizará 5 leilões de terminais portuários e 1 de rodovia na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) na 4ª feira (30.abr.2025). A soma de investimentos que os vencedores dos certames deverão realizar nos ativos alcança R$ 1,1 bilhão.
Por parte da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), será realizado o certame da BR-040/495/MG/RJ, que liga Juiz de Fora (MG) ao Rio (RJ). Leia a íntegra do edital (PDF – 771 kB).
São 218,9 km de extensão, de Juiz de Fora (MG) a Itaipava (RJ). Eis os trechos:
- BR-040/MG – do entroncamento com a antiga União e Indústria (bairro Triunfo), em Minas Gerais, até a divisa com o Rio de Janeiro;
- BR-040/RJ – da divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro até o entroncamento com a BR-116/RJ (Trevo das Missões), no Rio de Janeiro; e
- BR-495/RJ – do entroncamento com a BR-040/RJ em Itaipava até o entroncamento com a BR-040/RJ no Rio de Janeiro.
Atualmente, esse trecho da rodovia está sob administração da Concer, pertencente ao grupo Triunfo, com um contrato já expirado e em disputa judicial. Uma das principais intervenções no trecho, a Nova Subida da Serra, encontra-se paralisada há cerca de 10 anos.
O critério de julgamento do certame será definido pelo maior desconto na Tarifa Básica de Pedágio, de R$ 0,35513/km para trechos de pista dupla. A TIR (Taxa Interna de Retorno) é de 11,17%, com contrato de 30 anos.
Eis as melhorias previstas:
- 13,1 km de duplicação;
- 86,6 km de faixas adicionais;
- 3 túneis;
- 14,6 km de vias marginais;
- 13 correções de traçado;
- 13 viadutos;
- 12 passarelas;
- 1 ponto de parada e descanso para caminhoneiros;
- 32 pontos de ônibus;
- 1 área de escape;
- 11,7 km de ciclovias; e
- 7 passagens de fauna.
LEILÕES PORTUÁRIOS
Para o mesmo dia, a Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) marcou o 1º leilão portuário de 2025. Ao todo, 5 áreas estarão em disputa, com foco no escoamento da produção agrícola.
O RDJ11, no Porto do Rio de Janeiro (RJ), segue o modelo simplificado (10 anos) e estipula R$ 6,8 milhões em aportes para movimentação e armazenagem de granéis sólidos e carga geral.
Também em modelo simplificado, será ofertado o terminal POA26, no Porto de Porto Alegre (RS). A área, voltada à operação de granéis sólidos, exigirá investimentos estimados em R$ 21,1 milhões.
Outras 3 áreas estão localizadas no Porto de Paranaguá (PR). O terminal PAR14, com foco em grãos como soja e milho, prevê aporte de R$ 529,2 milhões e criação de cerca de 310 empregos diretos na fase de operação. O contrato será de 35 anos.
Já o PAR15, com a mesma duração contratual, terá capacidade para movimentar 4 milhões de toneladas por ano. O investimento estimado é de R$ 293,2 milhões ao longo de 35 anos.
O último terminal do bloco é o PAR25. Também dedicado a granéis vegetais, o ativo contará com R$ 233,5 milhões em aportes ao longo de 35 anos de arrendamento.
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