A província do Huambo apresenta altos níveis de casos de malária, com os números de mortes a rondarem entre três e cinco crianças diariamente.
Os casos de internados, as autoridades locais registam actualmente mais de cem casos em todas as unidades sanitárias da província.
Os dados foram avançados pelo director clínico do Hospital Geral do Huambo, Elias Herculano, que revelou que a taxa de mortalidade por malária “é a mais preocupante”.
Os casos de mortes, de acordo com o responsável, são sobretudo de crianças.
Em alguns hospitais da província, os pacientes partilham a mesma cama, dada a exiguidade de espaço para atender a demanda, como é o caso do Hospital CFB, criado de forma provisória para atender a pediatria.
As mães cujas crianças se encontram internadas denunciam que em cada cama da pediatria são internadas duas crianças, cada uma com sua patologia.
Reclamaram ainda do atendimento por parte das enfermeiras, acusando algumas de “dar berros” às crianças.
Por sua vez o secretário de Estado para a área hospitalar, Leonardo Inocêncio, que trabalha na província, garantiu que o problema das enchentes vai ser resolvido nos próximos dias.
“Temos de melhorar a acomodação. Não é aconselhável termos dois pacientes por cada cama. As doenças podem ser transmitidas de forma cruzada”, reconheceu.
O conteúdo Huambo regista cinco mortes de crianças por malária todos os dias aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário