Um total de 397 denúncias de violência contra a criança foi registado na última semana, pelo Instituto Nacional da Criança (INAC) de acordo com o relatório semanal da instituição.
As províncias de Luanda, Bengo e Icolo e Bengo configuram a lista das que maior ocorrência registaram.
Dentre as ocorrências, destacam-se os casos de fuga à paternidade (93) agressão Física (71) exploração de trabalho infantil (43) abuso sexual (5) e acusação de feitiçaria (2).
De realçar que a fuga à paternidade liderou, em 2024, as denúncias de violência contra crianças, com 8.064 casos de um total de 18.555 alertas às autoridades.
O número, de acordo com o sociólogo Agostinho Paulo, representa a abertura de vários problemas que vão desde os transtornos no ambiente familiar aos reflexos comportamentais na sociedade.
A destruição familiar e o incentivo às práticas criminosas são alguns dos exemplos avançados pelo analista.
Para o especialista, a falta de assistência paternal que pode ser causada pelo rompimento do relacionamento afectivo, pobreza e questões culturais, é também vista como um incentivo à práticas criminosas.
O conteúdo INAC: registadas perto de 400 denúncias de violência contra a criança em sete dias aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário