Lar Notícias Incentivaremos empresas a investir na América Latina
Notícias

Incentivaremos empresas a investir na América Latina

Presidente chinês faz uma série de acenos à região em discurso em Pequim; abrirá linha de crédito de US$ 9,2 bilhões

O presidente da China, Xi Jinping (PCCh), afirmou nesta 3ª feira (13.mai.2025) que incentivará as empresas chinesas a aumentarem os investimentos na América Latina e no Caribe. A declaração foi dada em discurso de abertura do Fórum China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).

O líder chinês fez uma série de acenos para a região em um discurso de cerca de 15 minutos. Disse que o país asiático abrirá uma nova linha de crédito de 66 bilhões de yuans (US$ 9,2 bilhões) para projetos de desenvolvimento e expressou o desejo de comprar mais produtos de nações latino-americanas e caribenhas.

Além da área econômica, Xi Jinping anunciou que o seu governo vai dispensar a necessidade de vistos para 5 países latinos e caribenhos –não indicou quais– e que pretende expandir essa isenção no futuro.

O presidente declarou que vai incentivar um maior intercâmbio cultural e educativo. Nos próximos 3 anos, a China realizará “temporadas de arte latina e caribenha” e ajudará na preservação de locais históricos na região. Também serão ofertadas mais bolsas de estudo no país asiático para professores e estudantes.

CRÍTICAS A TRUMP

Xi Jinping não mencionou o nome do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano) no discurso, mas fez críticas a “ataques sistêmicos, que levarão ao isolamento”. Disse que “não há vencedores em guerras comerciais”

Ele repetiu diversas vezes no discurso que o multilateralismo comercial e a criação de um futuro compartilhado entre a China e a região são um desejo do governo chinês.

“Não importa como o mundo muda, a China será sempre um bom parceiro para a América Latina e o Caribe”, declarou Xi Jinping.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil deve colher 55,7 mi de sacas de café em 2025, diz Conab

Projeção da Companhia Nacional de Abastecimento indica recuperação dos cafezais mesmo em...

Lula indica Waguinho para comando da PortosRio

Ex-prefeito de Belford Roxo é marido da ex-ministra Daniela Carneiro e terá...

Xi Jinping critica protecionismo dos Estados Unidos

Presidente chinês não cita o país e nem Donald Trump, mas declara...

Lula terá encontro com 3 líderes chineses e 2 sul-americanos

Presidente encerrará sua agenda oficial em Pequim com jantar restrito na residência...