Angola e a Índia assinaram mais quatro acordos de cooperação, no termo das conversações realizadas entre as delegações encabeçadas pelo Presidente João Lourenço e pelo Primeiro Ministro Narendra Modi, no âmbito da visita de Estado do presidente angolano, ao país asiático.
De acordo com a página da Presidência da República no facebook, os acordos assinados, incluem o Programa de Cooperação entre Angola e a Índia no domínio da Cultura; Memorando de Entendimento entre os dois governos nos domínios da Agricultura; Cooperação no domínio da Medicina Tradicional; e Acordo-Quadro sobre a criação da Aliança Solar Internacional (ASI).
No quadro da sua primeira visita de Estado à Índia, João Lourenço, disse, no discurso proferido em Nova Delhi, que os interesses da sua delegação estão particularmente voltados a matéria de cooperação com a Índia, colocando maior ênfase nos sectores da Agricultura para promover a segurança alimentar, no sector das Finanças, da Saúde, da Defesa, do Ensino Superior, das Tecnologias de Informação, da Energia, da Indústria e Comércio e dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
A expectativa, de acordo com o presidente angolano, é de que ao final dos trabalhos, sejam obtidos resultados satisfatórios.
E por falar em resultados satisfatórios, o primeiro-ministro da índia anunciou este sábado, uma linha de crédito de 200 milhões de dólares para apoiar a modernização das Forças Armadas Angolanas (FAA).
Esta concessão, segundo o especialista em relações internacionais, Adalberto Malú, marca um momento decisivo nas relações dos países, representando uma aposta de Angola na diversificação dos seus parceiros internacionais.
O conteúdo India aposta 200 milhões de dólares na modernização das FAA aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário