Após negociações lideradas pelos Estados Unidos, para pôr fim ao conflito entre os rivais com armas nucleares, a Índia e o Paquistão anunciaram hoje um acordo de cessar-fogo.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tinha afirmado, hora antes, que a Índia e o Paquistão concordaram com um cessar-fogo, referindo estar satisfeito com o resultado das negociações.
O acordo acontece após semanas de confrontos desencadeados por um atentado a tiro contra turistas no mês passado na zona de Caxemira indiana, pelo qual a Índia culpa o Paquistão.
Segundo a imprensa internacional, este foi o confronto mais grave das últimas duas décadas e fez dezenas de civis mortos de ambos os lados.
O ministro dos Negócios Estrangeiros paquistanês, confirmou que “chegaram a acordo cessar-fogo com efeito imediato”.
Ishaq Dar adiantou que o seu país “sempre lutou pela paz e segurança na região, sem comprometer a sua soberania ou integridade territorial”.
Também a responsável das Forças Armadas indiana, Vyomika Singh, anunciou, em conferência de imprensa, que Nova Deli está empenhada na “não escalada do conflito, desde que o lado paquistanês retribua” a postura.
Os dois países vizinhos iniciaram um novo conflito armado na sequência de um atentado realizado a 22 de Abril em Pahalgam, uma cidade turística na parte indiana da região disputada de Caxemira, no qual morreram 26 pessoas.
A Índia acusou o Paquistão de apoiar o grupo extremista que responsabilizou pelo ataque, uma acusação que Islamabade negou veementemente.
O conteúdo Índia e Paquistão anunciam acordo de cessar-fogo aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário