Lar África Já estão em liberdade oito estudantes detidos durante manifestação em Luanda
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Já estão em liberdade oito estudantes detidos durante manifestação em Luanda

Já estão em liberdade os estudantes detidos sexta-feira última na sequência de uma manifestação que visava exigir do Governo Provincial de Luanda, a colocar mais condições nas escolas da capital desde carteiras, água e saneamento básico.

A informação foi avançadaà Rádio Correio da Kianda pelo Presidente daquela agremiação, Francisco Teixeira, que agradeceu a abertura dos órgãos de comunicação social convencionais, na cobertura do evento até este estágio.

Francisco Teixeira, disse ainda, que os oito jovens detidos na última sexta-feira foram todos postos em liberdade, mas falta um outro jovem que foi detido hoje defronte ao tribunal Dona Ana Joaquina, e levada alegadamente a Unidade Operativa.

O responsável daquela agremiação estudantil promete realizar uma conferência de imprensa nos próximos dias, com vista anunciar os próximos passos.

Entretanto, o Bloco Democrático manifestou o seu mais veemente repúdio à onda de detenções arbitrárias e actos de repressão protagonizados pela Polícia Nacional, Sábado último, no município do Sambizanga, província de Luanda.

O partido liderado por Filomeno Vieira Lopes, referiu num comunicado que a Rádio Correio da Kianda teve que, tomou conhecimento de que mais de 45 estudantes, entre eles o presidente do Movimento dos Estudantes de Angola (MEA), Francisco Teixeira, e outros membros da direcção, foram detidos de forma injustificada enquanto tentavam exercer o seu legítimo direito de manifestação pacífica, exigindo melhorias das condições nas escolas públicas muitas delas em estado de degradação, sem carteiras e com infra-estruturas inadequadas.

De igual modo, os bloquistas repudiam energicamente a detenção de jornalistas que cobriam a manifestação, nomeadamente; Hermenegildo Caculo (Jornal Folha 8 e TV 8), Jubileu Panda (TV Maiombe) e Borralho Ndomba (DW África), “numa clara tentativa de intimidar e silenciar a liberdade de imprensa, pilar essencial da democracia”.

“Os relatos de ameaças e a apreensão forçada de telemóveis agravam ainda mais a gravidade desta violação”, lê-se no comunicado.

O conteúdo Já estão em liberdade oito estudantes detidos durante manifestação em Luanda aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

PGR moçambicana pede lei específica para crimes durante manifestações

A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Moçambique pediu esta terça-feira, 29, uma...

Por 6 a 4, STF mantém prisão do ex-presidente Fernando Collor

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta segunda-feira (28), por...

Burkina Faso: após tentativa de golpe situação continua tensa em Ouagadougou

Uma semana após uma tentativa de golpe em Burkina Faso, a situação...