Lar Notícias Janja chega a Moscou e visita Kremlin a convite de Putin
Notícias

Janja chega a Moscou e visita Kremlin a convite de Putin

Primeira-dama desembarcou neste sábado (3.mai) e cumpre agenda oficial antes da chegada de Lula, que embarca na 3ª feira (6.mai)

A primeira-dama Janja Lula da Silva desembarcou em Moscou neste sábado (3.mai.2025), onde cumpre compromissos oficiais antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O chefe do Executivo participará, na próxima semana, das celebrações pelos 80 anos do Dia da Vitória —data que marca a rendição da Alemanha nazista na 2ª Guerra Mundial.

Janja visitou o Kremlin, sede do governo russo. Segundo a primeira-dama, o convite partiu do próprio governo do presidente Vladimir Putin. Localizado no centro de Moscou, o Kremlin é um complexo fortificado que abriga palácios, catedrais, torres e muralhas históricas.

Em publicação no Instagram, Janja afirmou que o local “guarda momentos importantes da história da nação russa” e citou a importância de preservar a memória diante da “retomada de forças extremistas”.

Lula deve embarcar na 3ª feira (6.mai), às 22h, na Base Aérea de Brasília. Ele será acompanhado por uma comitiva oficial que inclui o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

AGENDA DE JANJA NA RÚSSIA

Em nota enviada ao Poder360, a assessoria disse que a primeira-dama terá agendas com a comunidade brasileira na Rússia, incluindo encontro com professores de língua portuguesa e alunos na Biblioteca de Literatura Estrangeira. Também participa de evento na Universidade HSE sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza antes da chegada do presidente ao país.

Eis a íntegra do texto:

“Primeira-dama, Janja Lula da Silva, compõe comitiva brasileira em viagem à Rússia, onde participa de agendas relacionadas à educação, cultura, e à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza

“A primeira-dama Janja Lula da Silva integra a comitiva brasileira com destino à Rússia onde, além de acompanhar a agenda oficial do presidente Lula no país e a Cerimônia de celebração dos 80 anos do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial, cumprirá uma série de agendas entre os dias 04 e 08 de maio.

“Tendo em vista a relação entre Rússia e Brasil, com importantes acordos de cooperação na área de educação e cultura, Janja focará suas agendas nestes temas, além da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa que a primeira-dama tem promovido com muita determinação desde quando a Aliança foi proposta pelo presidente Lula durante a presidência brasileira do G20.

“Em Moscou, antes da chegada do presidente Lula, a primeira-dama Janja terá agendas com a comunidade brasileira na Rússia, incluindo encontro com professores de língua portuguesa e alunos na Biblioteca de Literatura Estrangeira.

“A primeira-dama também irá participar de evento na Universidade HSE sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, e o seu fator de potencializar a cooperação entre os países.

“À convite do governo russo, Janja irá visitar diversos locais de importância histórica e cultural para o país, como o Teatro Bolshoi, visto que o Brasil é o único país fora da Rússia que possui uma filial do Teatro Bolshoi e da Escola do Teatro Bolshoi, o Kremlin de Moscou, o Museu Hermitage, a Catedral do Sangue Derramado e a Fábrica de Porcelana Imperial, uma das mais antigas da Europa, fundada em 1744, a primeira e única empresa na Rússia produzindo produtos de porcelana artísticos.

“Também à convite do governo russo, a primeira-dama fará uma breve visita à cidade de São Petesburgo [sic], capital cultural da Rússia, onde irá se encontrar com professores russos e estudantes dos cursos de Português e Relações Internacionais da Universidade Estatal de São Petesburgo, além de visitar o Teatro Mariinsky, também uma das principais companhias de ballet da Rússia, onde irá assistir o ballet “Lago dos Cisnes”.

“A partir de 8 de maio, com a chegada do presidente Lula à Moscou, a primeira-dama Janja o acompanha em todos os eventos oficiais.

“Para conferir a agenda diária da primeira-dama, consulte o site agenda da primeira-dama“.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Alemanha rebate Rubio após secretário dos EUA chamar governo de tirano

Alemanha rebate Rubio após secretário dos EUA chamar governo de tirano Alemanha...

Saiba quem é Greg Abel, sucessor de Buffett na Berkshire

Vice-diretor de operações está na empresa desde 2000; se aprovado pelo conselho...

Trabalho na Previdência será árduo, diz novo ministro

Wolney Queiroz foi empossado pelo presidente Lula na 6ª feira (2.mai), depois...

Bolsonaro divulga foto da barriga aberta após cirurgia

Ex-presidente passou por procedimento para reconstruir a parede do intestino; deve receber...