Lar Notícias Janja diz que foi vítima de machismo em vazamento sobre TikTok
Notícias

Janja diz que foi vítima de machismo em vazamento sobre TikTok

Declarações da primeira-dama durante reunião da comitiva brasileira com o presidente da China, Xi Jinping, foram vazadas

A primeira-dama Janja da Silva declarou ter sido vítima de machismo e misoginia depois do vazamento de suas declarações sobre a rede social Tiktok durante reunião da comitiva brasileira com o presidente da China, Xi Jinping (PCCh).

“Vejo machismo e misoginia da parte de quem presenciou a reunião e repassou de maneira distorcida o que aconteceu. E vejo a amplificação da misoginia por parte da imprensa, e me entristece que essa amplificação tenha o engajamento de mulheres”, declarou a primeira-dama à CNN Brasil.

Na 3ª feira (13.mai.2025), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se irritou com o vazamento à imprensa de uma pergunta que disse ter feito a Xi Jinping (PCCh) sobre o TikTok –controlado pela empresa chinesa ByteDance. Lula afirmou que o questionamento partiu dele e não da primeira-dama Janja da Silva, mas confirmou que sua mulher pediu a palavra para falar durante reunião.

A jornalistas em Pequim, o presidente disse que perguntou ao presidente chinês sobre a possibilidade de enviar um representante “de confiança” do governo do país asiático para discutir a regulamentação das plataformas digitais, incluindo o TikTok. “E aí, a Janja pediu a palavra para explicar o que está acontecendo no Brasil, sobretudo contra as mulheres e contra as crianças”, declarou.

Na ocasião, o presidente também afirmou que o vazamento deveria ter partido de alguém da comitiva brasileira que o acompanhava.

“Como é que essa pergunta chegou à imprensa? Porque estavam só os meus ministros lá, o Alcolumbre e o Elmar. Alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que teve em um jantar, que era uma coisa muito, muito confidencial e muito pessoal. Eu que fiz a pergunta, não foi a Janja […] A pergunta foi minha, e eu não me senti incomodado. O fato da minha mulher ter pedido a palavra é porque a minha mulher não é cidadã de 2⁠ª classe. Ela entende mais de rede digital do que eu”, disse.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Senador do PT assina pedido para criar CPI do INSS

Fabiano Contarato (ES) foi o 1º do partido de Lula a apoiar...

Interventor convoca eleições após afastamento de Ednaldo da CBF

Fernando Sarney afirma que mais informações sobre o processo eleitoral serão divulgadas...

Governo Lula e UnB lançam curso antiviolência

Projeto de capacitação contra o assédio sexual começa na 6ª feira (16.mai)...

Não quero que vocês fabriquem na Índia, diz Trump à Apple

A big tech começou a mover sua produção da China para o...