Num comunicado divulgado na noite desta quinta-feira, 08, à semelhança de outros líderes mundiais, o Presidente da República, João Lourenço, saudou a eleição do norte-americano Robert Francis Prevost como líder da Igreja Católica, esperando que o agora Leão XIV possa contribuir para a paz mundial.
“Acreditamos que a poderosa influência de Vossa Santidade contribuirá de forma significativa para a restituição da paz às situações conturbadas que se vivem em África, na Ásia, na Europa, no Médio Oriente, e noutros pontos do Globo”, disse, reforçando ter “esperança de se restabelecer a concórdia e o entendimento entre os povos e as nações do nosso planeta”.
O 267º pontífice da história e o primeiro nascido nos Estados Unidos a assumir o cargo, nasceu em Chicago, aos 14 de Setembro de 1955. Robert Francis Prevost Martínez trabalhou no Peru de 1985 a 1986 e de 1988 a 1998 como pároco, funcionário diocesano, professor de seminário e administrador.
Passou os anos de 1987 a 1988 e de 1998 a 2001 nos Estados Unidos, radicado em Chicago e trabalhou na ordem agostiniana. Foi nomeado cardeal, a 30 de Setembro de 2023.
Leão XIV foi eleito em substituição do Papa Francisco, que faleceu no dia 21 de Abril, aos 88 anos, após 12 anos de um pontificado marcado pelo combate aos abusos sexuais, guerras e uma pandemia, a de COVID-19.
“Faço votos a Vossa Santidade de que tenha um pontificado frutuoso, recheado de muitos êxitos, em que sobressaia os anseios por um mundo melhor e mais justo”, felicita a mensagem assinada pelo Chefe de Estado angolano e presidente em exercício da União Africana.
Robert Prevost, de 69 anos, foi hoje eleito Papa, após quatro votações, pelos 133 cardeais presentes em Roma.
“Alegra-nos imenso saber que a escolha que recaiu sobre Vossa Santidade, foi o resultado consensual de uma reflexão feita por proeminentes figuras da Igreja Católica, que reconheceram em Si todas as qualidades necessárias à condução dos crentes católicos do mundo, que esperam seguramente, que esta incontornável instituição religiosa, continue a ser uma referência do humanismo, finalizou João Lourenço.
O conteúdo João Lourenço espera que influência do novo Papa contribua para restituição da paz mundial aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário