Lar Notícias Juiz da Suprema Corte dos EUA critica suspensão de deportações
Notícias

Juiz da Suprema Corte dos EUA critica suspensão de deportações

Em voto dissidente, Samuel Alito questiona a “rapidez” da decisão que barrou a retirada de venezuelanos do país

O juiz Samuel Alito, da Suprema Corte dos Estados Unidos, criticou a decisão que suspendeu no sábado (19.abr.2025) a deportação de migrantes venezuelanos detidos no Texas. A maioria dos 9 juízes acatou uma ação movida por advogados que afirmaram que as deportações eram feitas sem uma revisão judicial e a possibilidade de serem contestadas pela defesa, mas Alito e Clarence Thomas, que têm um perfil considerado conservador, votaram contra. 

Em voto dissidente divulgado neste domingo (20.abr), Samuel Alito classificou a decisão como “sem precedentes e legalmente questionável” e criticou a celeridade da medida. “Literalmente no meio da noite, a Corte emitiu uma decisão sem justificativa convincente para tanta urgência”, escreveu. Leia a íntegra do voto (PDF – 66 kB).

A medida foi tomada depois de um pedido de emergência apresentado pelos advogados da ACLU (União Americana pelas Liberdades Civis), que relataram casos de imigrantes sendo colocados em ônibus e informados de sua deportação iminente.

Segundo a organização, as remoções estavam sendo feitas com base na Lei de Inimigos Estrangeiros, de 1798, sem revisão judicial ou chance de defesa.

O juiz também afirmou que os autos “alegavam perigo iminente de remoção, mas forneciam pouco suporte concreto para essa alegação”.

A decisão marca uma reviravolta, já que no início do mês a Suprema Corte havia reconhecido o poder do governo Trump de aplicar a lei em casos de deportação. Venezuelanos afetados já teriam sido enviados a El Salvador, onde foram mantidos em uma prisão de segurança máxima.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Caminhão com quase uma tonelada de maconha tomba em rodovia do ES

Falha nos freios provocou acidente e revelou droga escondida em carga de...

Lupi nega ter sido omisso em fraude no INSS

Ministro da Previdência foi alertado em junho de 2023 sobre irregularidades, mas...

Caminhão com quase uma tonelada de maconha tomba em rodovia do ES

Falha nos freios provocou acidente e revelou droga escondida em carga de...

Justiça condena Marçal à perda de inelegibilidade pela 2ª vez

Ex-coach e candidato a prefeito de São Paulo em 2024 também foi...