segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África Líder do principal partido de oposição da Costa do Marfim removido da lista eleitoral
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Líder do principal partido de oposição da Costa do Marfim removido da lista eleitoral

Tidjane Thiam, líder do principal partido de oposição da Costa do Marfim, foi removido da lista eleitoral para as eleições presidenciais de 25 de Outubro.

Na terça-feira, 22 de Abril, o tribunal decidiu que Thiam havia perdido a sua nacionalidade marfinense, uma decisão definitiva e inapelável.

Segundo o seu advogado, Me Ange Rodrigue Dadjé, o tribunal determinou que o líder do principal partido de oposição da Costa do Marfim perdeu a sua nacionalidade marfinense quando adquiriu a cidadania francesa e, portanto, deferiu o pedido de remoção do cadastro eleitoral.

Para os seus apoiantes esta decisão é uma manobra política para bloquear a sua candidatura, citando o Artigo 48 do Código de Nacionalidade da década de 1960, que estabelece que a aquisição de outra nacionalidade resulta na perda da nacionalidade marfinense. No entanto, essa regra não se aplica a pessoas com dupla nacionalidade de nascimento.

A equipa jurídica de Thiam apresentou evidências mostrando que ele também é francês de nascimento, por parte de pai, porém o tribunal rejeitou esse argumento. A equipa de Thiam condenou o que eles descrevem como “manobras” do governo para impedir sua candidatura ao cargo.

A nacionalidade tem sido uma questão fundamental na campanha de Thiam há meses. Nascido na Costa do Marfim, Thiam adquiriu a cidadania francesa em 1987, mas renunciou a ela em Março para atender aos requisitos de elegibilidade para a presidência, já que os candidatos não podem ter dupla nacionalidade.

Outras figuras da oposição, incluindo o ex-presidente Laurent Gbagbo, seu aliado Charles Blé Goudé e o ex-primeiro-ministro Guillaume Soro, também foram removidos da lista eleitoral devido a questões legais.

O conteúdo Líder do principal partido de oposição da Costa do Marfim removido da lista eleitoral aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Vacina contra a malária testada pelo Mali

A vacina contra a malária continua a ser lançada em África, depois...

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8

A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira (28) a parcela de abril...

Tributação em Angola: mercado de oportunidades ou armadilha para os contribuintes?

1. Introdução: O Novo Cenário Tributário Angolano A tributação nunca foi apenas...