Links, conhecimentos, cunhas, corredores são palavras usadas para quase dizer o mesmo: conhecer pessoas que podem ser úteis, principalmente, no seio profissional. Que tipo de utilidade estou a referir-me? Essencialmente a pessoas que nos podem abrir portas, ajudar a agilizar processos de selecção e de recrutamento, a conhecer quem de facto decide para preencher aquela vaga profissional, aquela entrevista de emprego e outras situações equiparadas.
Para tal vou deixar aqui dez (10) conselhos, que servem para homens como para mulheres.
Primeiro conselho: saber escolher as suas amizades, com quem lidamos e acompanhamos. O ditado popular: “Diz-me quem és, diz-me com quem andas”, é bem colocado. Conversar, ler, escutar gente instruída, com Conhecimento e Saber Fazer, que se rodeia de outras ilustres pessoas, que frequenta lugares de acordo com excelentes padrões, deve ser considerado.
Segundo: Frequente os melhores colégios, escolas, centros de formação, aonde estudam filhos dos “bosses”. Sacrifique-se enquanto pai, mãe para uma melhor Educação. Os conhecimentos entre pais, filhos poderão e deverão gerar conhecimentos para o resto da vida.
Terceiro: Escolha mesmo boas universidades para estudar e fazer o ensino superior. Esteja também na Associação Académica para ter ainda uma maior elasticidade de conhecimentos.
Quarto: Se é religioso veja em que igrejas (locais de culto) de certas confissões religiosas vão as pessoas que você admire. Comece a conhecer os horários da missas, dos cultos que eles/elas vão.
Se não é religioso, crente, repense o seu posicionamento.
Cultuar (actividade de ir aos cultos) é uma excelente oportunidade de demonstrar que anda na mesma religião dos “bosses”, dos dirigentes, dos “PCAs”, e desta forma é uma plataforma para ter audiências “ad hoc” com tais pessoas a quem quer aproximar-se.
Quinto: Frequente shoppings e em certos horários que os “bosses” frequentam. Provavelmente vai descobrir que há roteiros para travar conhecimento com essas pessoas.
Sexto: Frequentar actividades políticas partidárias e clubes desportivos. Magníficas oportunidades para se “colar” a quem manda e você procura a tal oportunidade.
Sétimo: Actividades de palestras, workshops, seminários, cimeiras em certos hotéis, universidades. Estão lá, dependendo dos eventos, grandes oradores, ilustres pessoas da sociedade, comunicação social, técnicos de portais digitais, num só espaço onde você pode e deve mesmo fazer “links”.
Oitavo: Na internet tente seguir também pessoas com muitos seguidores, idóneas, com reputação pelo que postam de conhecimento. Comente nos perfis deles e delas. Seja um(a) internauta que sabe interagir nas publicações deles/delas.
Nono: Saiba escolher quem vai seguir e depois interagir na internet, nas redes sociais, construindo um muito bom perfil para que dessa forma, aumente a sua notoriedade e respeito neste mundo da “Aldeia Global”.
Décimo: Faça cursos técnicos, tente procurar centro de formação muito conhecido, de renome, com reputados formadores.
Estes dez conselhos e muitos outras que não escrevi, servem para:
– criar
– manter
– aprofundar
Conhecimentos, amizades, camaradagem profissional, que podem ser úteis em várias fases da vida. Com isto não promovo as amizades por conveniência, mas a vida e o sucesso dela partem disto mesmo: “ser um dos nossos ou não…”
Artigo 180
O conteúdo Links, conhecimentos, cunhas… de certeza que já ouviu falar… e o que isso tem a ver com dinheiro? aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário