O Presidente da União Africana disse esta quarta-feira, 14, durante a abertura da reunião com a Comissão Executiva da Agência de Desenvolvimento da União Africana (AUDA-NEPAD), e com Membros da Aliança das Instituições Financeiras Multilaterais Africanas (AAMFI), para operacionalização do Fundo de Desenvolvimento Africano, que Luanda, vai acolher, no próximo mês de Outubro deste ano, em conjunto com as duas instituições, a IIIº Cimeira sobre Financiamento de Infra-estruturas em África.
João Lourenço disse que “gostaríamos de ter o suporte das vossas prestigiadas instituições, na identificação de projectos estruturantes com potencial para acelerar o desenvolvimento sustentável e integrado do continente e a estruturação dos respectivos financiamentos”, apelou.
No encontro, que decorreu no Palácio Presencial da Cidade Alta, o líder da União Africana recordou que África enfrenta “uma grande carência em matérias de investimento e financiamento de infra-estruturas rodoviárias, portuárias, aeroportuárias, energéticas de telecomunicações”, entre outras.
João Lourenço disse ainda que “como é do nosso conhecimento, África enfrenta uma grande carência em matéria de investimento e financiamento de infra-estruturas rodoviárias, ferroviárias, portuárias, aeroportuárias, energéticas, de telecomunicações e outras, sem as quais não alcançaremos as metas de desenvolvimento que pretendemos”.
“Nesta conformidade, a AUDA-NEPAD foi mandatada para liderar a criação do Fundo de Desenvolvimento da Agenda 2063 da União Africana (Decisão 818 da Assembleia de Fevereiro de 2022) com vista a mobilizar recursos financeiros, tanto públicos como privados, para apoiar os esforços de desenvolvimento em África” frisou.
O líder da maior organização política do continente berço afirmou ainda que, ausência ou fragilidade das infra-estruturas constitui um dos maiores obstáculos ao progresso no continente africano e é por isso que esta reunião tem um carácter tão estratégico e representa um sinal claro de que a África está pronta para assumir o controlo do seu destino através de soluções africanas para os desafios do continente.
“O objectivo desta reunião estratégica é obter dos membros da Aliança propostas concretas sobre a estruturação e gestão do Fundo, a estratégia de mobilização de recursos, os mecanismos complementares às instituições financeiras existentes e o modelo de colaboração entre a AUDA-NEPAD e a Aliança das Instituições Financeiras Africanas AAMFI” destacou.
O conteúdo Luanda acolhe Cimeira sobre Financiamento de Infra-estruturas em África aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário