Ex-prefeito de Belford Roxo é marido da ex-ministra Daniela Carneiro e terá cargo estratégico na gestão portuária do Rio de Janeiro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o ex-prefeito de Belford Roxo Waguinho para o comando da PortosRio, antiga Companhia Docas do Rio de Janeiro. A empresa é responsável pela administração dos portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói, Forno e Angra dos Reis.
A informação é do jornal Folha de S.Paulo. De acordo com assessores do presidente ouvidos pela publicação, Francisco Leite Martins Neto, atual dirigente da estatal, deve ocupar outro cargo na diretoria.
A indicação de Waguinho causou desconforto dentro do governo. Ele é marido de Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), que foi ministra do Turismo na gestão Lula de janeiro a julho de 2023. Em fevereiro daquele ano, Daniela excluiu de suas redes sociais uma foto e um vídeo da campanha eleitoral de 2022, nos quais aparecia ao lado do ex-vereador Marcinho Bombeiro, suspeito de liderar uma milícia em Belford Roxo.
Durante a campanha, Daniela esteve acompanhada de pelo menos 3 pessoas apontadas como líderes de milícias e que chegaram a ocupar cargos na administração municipal quando Waguinho atuava como prefeito.
O ex-prefeito negou qualquer vínculo com as 3 pessoas, dizendo que sempre agiu “dentro da legalidade” e não nomeou “qualquer pessoa com condenação criminal ou envolvimento comprovado com milícias”. Waguinho declarou que “todos os atos” de sua gestão “seguiram critérios técnicos e legais”.
Ele afirmou que, ao longo da campanha, sua mulher posou para fotos com centenas de pessoas, incluindo vereadores, candidatos e eleitores dos mais variados perfis. Segundo Waguinho, “não se pode exigir certidões de antecedentes criminais de todos que participam de eventos públicos”, pois “seria impraticável.”
Deixe um comentário