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Lula já perdeu 1 milhão de seguidores nas redes sociais em 2025

Auge de menções negativas nas plataformas foi em abril, depois do escândalo do INSS, segundo estudo da agência Ativaweb

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu cerca de 1 milhão de seguidores no Instagram e no Facebook de janeiro a maio de 2025, segundo estudo “Vida Digital de Lula”, lançado pela agência Ativaweb na 5ª feira (29.mai.2025). Eis a íntegra (PDF – 1 MB).

Grande parte da queda se deu durante as crises das fraudes do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O petista tem 13,2 milhões e 5,6 milhões de seguidores, respectivamente, em cada uma das redes sociais.

O pico da perda de seguidores foi em abril, mês em que a PF (Polícia Federal) deflagrou a operação Sem Desconto: 240 mil pessoas deixaram de seguir as contas oficiais do presidente nas plataformas digitais. O impasse do IOF, em maio, resultou na perda de outros 190 mil seguidores.

Segundo o estudo, no período, “observou-se uma deterioração qualitativa da imagem digital do presidente”.

“Um dos fatores centrais para esse desgaste é a falta de uma estratégia clara e coesa por parte da equipe de comunicação do governo”, diz.

RESPOSTA DO PÚBLICO

As crises enfrentadas pelo governo resultaram em um grande volume de menções nas redes sociais. O auge das críticas também foi em abril, de acordo com a pesquisa. Foram 2,88 milhões de postagens negativas em só 24 horas.

Os principais termos usados nos posts analisados pelo estudo foram “roubo”, “despreparo” e governo “omisso”.

No caso do IOF, 89% das menções negativas foram contra o governo. As críticas atribuíram responsabilidade tanto a Lula quanto ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pelo decreto que aumentou o imposto.

As postagens foram registradas em todo o Brasil. O Nordeste, reduto eleitoral do petista, liderou as críticas, com 28,4%. O Norte registrou 20,3%, seguido por Sudeste (18,7%), Centro-Oeste (17,7%) e Sul (14,9%).

O CEO da Ativaweb, Alek Maracajá, considera que a repercussão negativa do caso do INSS representou “o gatilho final de um desgaste que já vinha se acumulando desde o início do ano”.

As declarações da primeira-dama Janja da Silva em relação ao TikTok também contribuíram para a repercussão negativa.

Os comentários que fez sobre a plataforma, controlada pela chinesa ByteDance, durante jantar com o presidente Xi Jinping, resultaram em 73% de rejeição nas publicações analisadas no Instagram e Facebook.



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