segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Notícias Lula perde para Bolsonaro e empata com Michelle, diz pesquisa
Notícias

Lula perde para Bolsonaro e empata com Michelle, diz pesquisa

Ex-presidente teria 38,5% para 2026 ante 33,3% do petista no 1º turno e venceria por 5,6 pontos de vantagem no 2º; dados são do Paraná Pesquisas

Levantamento da Paraná Pesquisas realizado de 16 a 19 de abril de 2025 e divulgado nesta 3ª feira (22.abr.2025) mostra Jair Bolsonaro (PL) à frente da corrida pelo Palácio do Planalto em 2026. Segundo o estudo, ele venceria Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 1º e no 2º turnos, caso seja liberado para concorrer. Hoje, o ex-presidente está inelegível por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Na 1ª simulação estimulada, com 6 candidatos, Bolsonaro tem 38,5% das intenções de voto, contra 33,3% de Lula. O ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) aparece em 3º lugar, com 9,7%. Eis a íntegra (PDF – 509 kB).

Já no 2º cenário, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) ocupa o lugar do marido. Ela tem, segundo o estudo, 31,7% dos votos e empata tecnicamente com o atual presidente da República, que pontua 33,7%. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em outro teste, desta vez com Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) como principal nome da direita, o governador de São Paulo fica em 2º lugar, com 27,3%, perdendo para Lula, que soma 34,0%.

No 4º e último cenário de 1º turno, a simulação considerou o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), como alternativa mais conservadora. Ele pontua 16,2%, ficando bem atrás do presidente atual, que registra 33,3%

A pesquisa ouviu 2.020 pessoas em 160 municípios das 27 unidades da Federação de 16 a 19 de abril de 2025, em entrevistas presenciais. A margem de erro do estudo é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

SIMULAÇÕES DE 2º TURNO

A Paraná Pesquisas testou o nome de Lula contra 3 possíveis candidatos da direita em cenários hipotéticos de 2º turno: Bolsonaro, Michelle e Tarcísio.

Os resultados mostram que o petista perde para o ex-presidente, que tem 5,6 pontos de vantagem nessa simulação, e empataria na margem de erro com a ex-primeira-dama e com o governador de São Paulo.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Governo divulga lista incompleta de comitiva de Lula em Roma

Pelo menos Rita Nolasco, namorada do presidente do STF, Roberto Barroso, estava...

João Carlos Martins diz estar curado do câncer de próstata

Maestro de 84 anos afirmou ter sido diagnosticado em março; ele passou...

Demitir Lupi prejudicaria os aposentados, diz senador do PDT

Weverton Rocha (PDT-MA) saiu em defesa do ministro; o congressista lidera bloco...

CBF vai oferecer R$ 5 mi ao mês para Ancelotti treinar a seleção

Contrato com o técnico italiano, atualmente no Real Madrid, valeria até o...