Lar Notícias Lula se reunirá com cotada para assumir Ministério das Mulheres
Notícias

Lula se reunirá com cotada para assumir Ministério das Mulheres

Márcia Lopes foi convidada há cerca de 1 mês para entrar no lugar de Cida Gonçalves; acusações de assédio moral pesaram na decisão para a troca ministerial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá nesta 2ª feira (5.mai.2025) com a petista Márcia Lopes para oficializar o convite ao Ministério das Mulheres. Ela substituirá Cida Gonçalves. O anúncio da troca, no entanto, deve ser oficializado somente na 3ª feira (6.mai).

Cida é acusada de assédio moral no órgão. Apesar de negar as acusações e de ser amiga da primeira-dama, Janja Lula da Silva, isso foi um dos motivos que pesou para tirá-la do comando das Mulheres. Em fevereiro, a Comissão de Ética Pública da Presidência arquivou um processo contra ela.

Principal nome para substituir Cida, Márcia Lopes é assistente social e professora. É filiada ao PT desde 1982. Foi ministra de 2010 a 2011, no 2º mandato de Lula. Antes, tinha sido secretária-executiva do órgão.

A petista é também irmã do secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, Gilberto Carvalho, ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência (2011 a 2015) e ex-chefe de Gabinete de Lula (2003-2010). Em 2012, foi candidata à Prefeitura de Londrina (PR) pelo PT, mas ficou em 3º lugar.

Lula se reuniu com Cida na 6ª feira (2.mai), no Palácio do Planalto. O encontro durou menos de 20 minutos. A expectativa era que o chefe do Executivo sacramentasse a demissão da ministra antes do feriado do Dia do Trabalho, em 1º de Maio, mas a decisão foi postergada por causa da demissão de Carlos Lupi.

A troca das Mulheres é um avanço nas negociações para a reforma ministerial, esperada desde as eleições municipais de 2024. Lula, no entanto, tem tido dificuldades em negociar espaços no governo com partidos de centro. O petista cobra compromisso com a sua reeleição em 2026, mas as legendas aceitam, no máximo, assegurar governabilidade no Congresso até o fim do ano.

Mais uma vez, o PT será beneficiado com a nova troca no governo. Até agora, as mudanças mais recentes ocorreram na Secretaria de Comunicação Social, onde Paulo Pimenta deu lugar a Sidônio Palmeira, e na Secretaria de Relações Institucionais, com a saída de Alexandre Padilha e a entrada de Gleisi Hoffmann. Padilha, por sua vez, assumiu o Ministério da Saúde.

Também houve mudança no Ministério das Comunicações: Juscelino Filho (União Brasil) foi substituído por Frederico de Siqueira, indicado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Nesse caso, a decisão de Lula veio após Juscelino ser denunciado pela PGR (Procuradoria Geral da República) por corrupção e desvio de emendas parlamentares.

Com a saída de Cida Gonçalves, o governo petista chegará à marca de 12ª troca ministerial desde o início do 3º mandato.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Até 110 mil réus por tráfico podem ter pena reduzida

Levantamento do CNJ indica aplicação desigual da modalidade de tráfico privilegiado no...

Mercado reduz projeção da taxa de juros para 14,75 ao ano

Relatório traz expectativa menor para inflação de 5,55% para 5,53% neste ano;...

WhatsApp deixa de funcionar em iPhones antigos a partir desta 2ª feira

WhatsApp deixa de funcionar em iPhones antigos a partir desta 2ª feira...

Shell planeja possível aquisição da BP, diz jornal

Petrolífera avalia cenário enquanto rival enfrenta pressões para melhorar lucratividade e anuncia...