De Janeiro a Março do presente ano foram registados mais de 50 mil casos de malária na província mais a leste do país, onde pelo menos 59 pessoas perderam a vida, segundo dados das autoridades sanitárias daquela província.
Moxico continua a ser uma das mais afectadas pela malária em Angola. De acordo com o supervisor do programa de controlo à malária, Gabriel Kunaho, os casos mais acentuados foram registados no mês de Janeiro com 19.370, sendo crianças e mulheres grávidas as mais afectadas.
Com vista a reduzir os casos, o gestor garante que as autoridades sanitárias farão, nos próximos dias, a distribuição gratuita de mosquiteiros nas comunidades.
A malária é a principal causa de morte em Angola. É uma doença infecciosa transmitida por mosquitos, que causa febre alta e calafrios. A malária é um sério problema de saúde pública no país, especialmente em áreas rurais e onde a qualidade dos cuidados de saúde é baixa.
Em 2020, por exemplo, 16 mil pessoas morreram de malária em Angola, sendo a principal causa de morte entre as doenças transmissíveis e contribui significativamente para a alta taxa de mortalidade infantil e infanto-juvenil no país.
O conteúdo Mais de 50 mil casos de malária diagnosticados na província do Moxico aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário