A cidade de Rabat, capital do Reino de Marrocos, acolhe de 21 a 22 de Maio de 2025, a 83ª Sessão do Comité Executivo da União Parlamentar Africana para debater uma série de questões consideradas como importantes na vida do continente berço.
A sessão de abertura da sessão, de acordo com uma nota daquela organização, enviada ao Correio da Kianda, será feita, pela primeira vez, pelo Presidente da Assembleia Nacional do Chade e Presidente do Comité Executivo da UPA, Ali Kolotou Tchaïmi, desde a sua investidura ao cargo, em Fevereiro de 2025.
O programa desta sessão inclui uma revisão das actividades realizadas pela União desde a última sessão realizada em outubro do ano passado em N’Djamena, no Chade, análise das questões
financeiras da organização e a adoção das reformas necessárias para a sua revitalização.
A sessão constituirá igualmente uma oportunidade para debater a preparação da próxima Conferência, prevista para o final do ano em Kinshasa, na República Democrática do Congo.
“Será uma oportunidade para analisar os temas propostos relacionados com a consolidação da soberania nacional para o desenvolvimento sustentável em África, os desafios da transição energética e a questão da governação da inteligência artificial”, refere o documento.
O Comité Executivo é o órgão que orienta as actividades da União e supervisiona as decisões, resoluções e recomendações da Conferência.
A UPA tem 41 membros e é um fórum para os parlamentos nacionais africanos, um instrumento de diálogo e cooperação parlamentar para a promoção da democracia, da paz, da boa governação e do desenvolvimento sustentável.
A organização também tem como objectivo reforçar o papel e o prestígio da instituição parlamentar e promover contactos entre os parlamentares africanos, por um lado, e entre os parlamentares africanos e os do resto do mundo, por outro.
A UPA foi fundada em 1976 e tem a sua sede em Abidjan, na Côte dˊ Ivoire.
O conteúdo Marrocos acolhe 83ª sessão do comité executivo da União Parlamentar Africana aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário