Lar Notícias Merz perde votação no Parlamento para chanceler da Alemanha
Notícias

Merz perde votação no Parlamento para chanceler da Alemanha

Conservador falha em obter maioria no Parlamento e coloca em dúvida planos internacionais como chanceler

O líder conservador alemão Friedrich Merz não obteve votos parlamentares suficientes para se tornar chanceler do país nesta 3ª feira (6.mai.2025). Nove parlamentares se abstiveram, enquanto 307 votaram contra Merz, disse a presidente do Bundestag, Julia Kloeckner.

O político de 69 anos, que participou da vitória dos conservadores da CDU/CSU nas eleições federais em fevereiro e assinou um acordo de coalizão com o SPD (Partido Social-Democrata), conseguiu só 310 votos, seis a menos que a maioria absoluta. Ao menos 18 parlamentares da coalizão não o apoiaram, segundo a Reuters.

Os conservadores de Merz venceram as eleições de fevereiro com 28,5% dos votos, o que os deixou na necessidade de pelo menos um parceiro para formar um governo majoritário. O partido então assinou um acordo de coalizão com o SPD, que obteve apenas 16,4% dos votos, prometendo reformar a Alemanha.

É a 1ª vez na história do pós-guerra da Alemanha que um candidato perde o 1º turno de votação. O resultado do pleito deixa em dúvida as viagens que Merz havia planejado realizar como novo chanceler na 4ª feira (7.mai.2025), para França e Polônia.

Depois da votação, Kloeckner suspendeu a sessão parlamentar para permitir que os partidos decidissem como proceder, já que era improvável que houvesse outra votação no mesmo dia. O Bundestag agora tem 14 dias para eleger Merz ou outro chanceler alemão.

“Merz deveria afastar-se e o caminho deveria ser aberto para uma eleição geral”, disse Alice Weidel, uma das principais líderes da extrema-direita alemã. O colíder do Partido Verde, Felix Banaszak, alertou em uma publicação nas redes sociais que o fracasso na eleição de Merz foi “um ponto de virada” e “não um bom momento”, pois “a Alemanha e a Europa precisam de estabilidade, e muito em breve”.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Startups financeiras do agro crescem 14% em 2024

Empresas ganham espaço a partir de processo de digitalização dos negócios no...

1ª Turma do STF retoma julgamento de ação contra 4º núcleo do golpe

Ao vivo: 1ª Turma do STF retoma julgamento de ação contra 4º...

Delegação de Trump tratou de segurança e tarifas no Congresso

David Gamble, chefe da comitiva, abordou medidas contra crime organizado nesta 3ª...

Time do fiscal está por fora da compensação de fraude do INSS

Novo presidente do instituto disse que solução virá em uma semana, mas...