A ministra das finanças revelou esta segunda-feira, 26, que o executivo angolano vai contrair uma dívida no valor de 64 milhões de dólares, através da emissão de títulos públicos no mercado interno.
Vera Daves, disse que a dívida será emitida com maturidades originais de 5 e 8 anos, com vencimentos marcados para 15 de fevereiro de 2029 e 15 de setembro de 2031.
Segundo a titular da pasta das finanças, a operação denominada “kissonde”, visa financiar a construção e a reabilitação de 43 infra-estruturas na província do namibe.
Os projectos previstos vão reforçar a segurança hídrica, com impacto directo no abastecimento de água potável, irrigação agrícola e promoção da agricultura sustentável.
Esta iniciativa segundo o plano de endividamento, insere-se na estratégia de captação de recursos para projectos sustentáveis, com enfoque no desenvolvimento de infra-estruturas hídricas, visando reforçar a segurança hídrica, com impacto directo no abastecimento de água potável, irrigação agrícola e outras actividades económicas; promover a agricultura sustentável, com aumento da produção alimentar e combate à insegurança alimentar; impulsionar o desenvolvimento económico e social da Província do Namibe, com criação de postos de trabalho e estímulo à economia local e assegurar a sustentabilidade ambiental, mitigando os efeitos das secas e da desertificação na região semiárida.
A operação estará aberta a todos os investidores, entre os dias 26 de Maio e 4 de Junho de 2025 e para efeitos de subscrição, os interessados deverão contactar qualquer instituição financeira habilitada a operar no mercado de valores mobiliários local, nomeadamente bancos, sociedades distribuidoras e corretoras de valores mobiliários.
O conteúdo Ministra das finanças diz que governo vai contrair dívida no valor de 64 milhões de dólares aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário