Lar Notícias Ministros vão à Câmara e CCJ analisa ação contra Ramagem
Notícias

Ministros vão à Câmara e CCJ analisa ação contra Ramagem

Casa instala comissões especiais para tratar do Imposto de Renda e do prazo para municípios parcelarem dívidas previdenciárias

A Câmara dos Deputados terá uma semana com debates de interesse do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da oposição ao chefe do Executivo.

A Casa instalará comissão que analisará o PL (projeto de lei) que isenta o imposto de quem ganha até R$ 5.000,00 –uma das pautas prioritárias de Lula– e a CCJ votará requerimento apresentado pelo PL (Partido Liberal) para suspender o processo do STF (Supremo Tribunal Federal) contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ).

CASO RAMAGEM

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) votará na 4ª feira (7.mai.2025) pela manhã o requerimento apresentado pelo PL (Partido Liberal) para suspender o processo do STF (Supremo Tribunal Federal) contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ). O relator do caso, Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), apoia o requerimento da legenda e vota pela aprovação do texto.

Ramagem é réu no mesmo caso que Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A apelação do partido na Câmara também serviria para suspender a ação contra o ex-mandatário do Executivo, além de beneficiar o congressista. O ministro do STF Cristiano Zanin nega que o processo possa ser interrompido.

O pedido pela suspensão da ação contra o deputado teve votação adiada na semana passada. Congressistas aliados ao governo e de oposição pediram vista (mais tempo para analisar o parecer do caso).

IDA DE MINISTROS DE LULA À CÂMARA

Cinco ministros do presidente Lula irão prestar esclarecimentos a deputados. Dois irão na 3ª feira (6.mai) às 14h30. São eles:

  • Mauro Vieira (Relações Exteriores)fala à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional sobre o asilo dado pelo governo para Nadine Heredia, ex-primeira dama do Peru condenada a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro;
  • Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) – fala à Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rural sobre o aumento dos preços dos alimentos, ocupações rurais durante o “Abril Vermelho” e apresenta os planos do ministério para 2025.

E outros 3 ministros irão na 4ª feira (7.mai). São eles:

  • Camilo Santana (Educação) – fala à Comissão de Educação sobre dados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2023 que apresentaram divergência em relação a outra avaliação divulgada em maio de 2024 pelo governo;
  • Marina Silva (Meio Ambiente) – fala à Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rural sobre os impactos ambientais de obras construídas para a COP30, a ser realizada em novembro em Belém (PA);
  • Luiz Marinho (Trabalho) – apresenta à Comissão de Trabalho os planos e prioridades do ministério para 2025.

INSTALAÇÕES DE COMISSÕES ESPECIAIS

A Câmara instalará 2 comissões especiais na 3ª feira (6.mai). Elas analisarão:

  • PL (projeto de lei) 87 de 2025isenta do imposto quem recebe até R$ 5.000,00. O ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) será o relator da proposta e o deputado Rubens Pereira Jr. (PT-MA), o presidente do colegiado;
  • PEC (proposta de emenda à Constituição) 66 de 2023 – que reabre o prazo para os municípios parcelarem dívidas previdenciárias e define limites para o pagamento de precatórios. O colegiado será presidido pelo deputado Romero Rodrigues (Podemos-PB) e terá como relator Baleia Rossi (MDB-SP).



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Até 110 mil réus por tráfico podem ter pena reduzida

Levantamento do CNJ indica aplicação desigual da modalidade de tráfico privilegiado no...

Mercado reduz projeção da taxa de juros para 14,75 ao ano

Relatório traz expectativa menor para inflação de 5,55% para 5,53% neste ano;...

WhatsApp deixa de funcionar em iPhones antigos a partir desta 2ª feira

WhatsApp deixa de funcionar em iPhones antigos a partir desta 2ª feira...

Shell planeja possível aquisição da BP, diz jornal

Petrolífera avalia cenário enquanto rival enfrenta pressões para melhorar lucratividade e anuncia...