segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Notícias Moraes politiza ao falar da anistia, diz defesa de Filipe Martins
Notícias

Moraes politiza ao falar da anistia, diz defesa de Filipe Martins

Ao votar para acolher denúncia contra o ex-assessor de Bolsonaro, o ministro do STF criticou o texto em andamento na Câmara

O advogado do ex-assessor especial de Jair Bolsonaro (PL) Filipe Martins, Sebastião Coelho, disse nesta 3ª feira (22.abr.2025) que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes politiza o julgamento ao criticar o projeto de lei que concede anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro.

“O ministro [Alexandre de Moraes] falou da anistia, que não era próprio para anistia. Ora isso é uma questão política. Antes de julgar ele já politiza dizendo que não pode ter anistia. Nós, como advogados, vamos combater isso dentro do processo”, declarou Coelho depois que a 1ª Turma do STF decidiu acolher a denúncia contra o núcleo 2 da tentativa de golpe de Estado.

Coelho ainda disse que, como cidadão, acredita que a Corte “perdeu uma grande oportunidade de pacificação” ao não inocentar Martins e outro acusado, o qual não quis revelar o nome. Segundo o advogado, não havia indícios fortes o suficiente para iniciar a ação penal.

A jornalistas, a equipe jurídica do ex-assessor especial de Bolsonaro disse que a denúncia não é clara sobre o envolvimento de Filipe Martins na elaboração da minuta golpista. Segundo a acusação da PGR (Procuradoria Geral da República), ele teria lido o documento em uma reunião em 7 de dezembro de 2022.

JULGAMENTO DO 2º NÚCLEO

A 1ª Turma do STF decidiu receber a denúncia da PGR contra Filipe Martins e mais 5 acusados de serem os responsáveis por “gerenciar” as operações do grupo acusado de tentativa de golpe de Estado em 2022.

Integram o núcleo:

  • Fernando de Sousa Oliveira, delegado da PF e ex-secretário-executivo da SSP;
  • Filipe Garcia Martins Pereira, ex-assessor especial de Assuntos Internacionais de Bolsonaro;
  • Marcelo Costa Câmara, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, coronel do Exército;
  • Marília Ferreira de Alencar, delegada da PF (Polícia Federal) e ex-subsecretária de Inteligência da SSP (Secretaria de Segurança Pública);
  • Mario Fernandes, general da reserva e ex-número 2 da Secretaria-Geral da Presidência no governo Bolsonaro; e
  • Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

No julgamento, a Corte se aprofundou nos papéis de cada acusado. O núcleo seria responsável pela elaboração da minuta golpista que tinha como objetivo reverter o resultado da eleição. Também teriam participado da concepção do Punhal Verde e Amarelo, que seria o plano para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes.

Outros ainda teriam colaborado com as operações da PRF (Polícia Rodoviária Federal) para, segundo a denúncia, impedir que eleitores de Lula chegassem aos locais de votação no 2º turno das eleições de 2022. Relembre o papel de cada investigado nesta reportagem.

PRÓXIMOS PASSOS

Com a aceitação da denúncia, será aberta uma ação penal na Corte.

Nessa fase do processo, o Supremo ouvirá as testemunhas indicadas pelas defesas de todos os réus e conduzirá a sua própria investigação.

Depois, a Corte abre vista para as alegações finais, quando deverá pedir que a PGR se manifeste pela absolvição ou condenação dos acusados.

O processo será repetido para cada grupo denunciado. Bolsonaro e mais 7 viraram réus. Faltam os julgamentos de 2 núcleos:

  • desinformação – 6 e 7 de maio;
  • operações – 20 e 21 de maio.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Demitir Lupi prejudicaria os aposentados, diz senador do PDT

Weverton Rocha (PDT-MA) saiu em defesa do ministro; o congressista lidera bloco...

CBF vai oferecer R$ 5 mi ao mês para Ancelotti treinar a seleção

Contrato com o técnico italiano, atualmente no Real Madrid, valeria até o...

“Ainda estou aqui” vence 3 categorias no prêmio Platino

Longa brasileiro leva prêmios de Melhor Filme Ibero-Americano, Melhor Atriz e Melhor...

Itamaraty confirma morte de brasileiro em atropelamento em Vancouver

Ministério das Relações Exteriores não divulgou a identidade da vítima; incidente deixou...