segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África Mundo católico despede-se hoje do seu líder
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Mundo católico despede-se hoje do seu líder

O mundo católico dará neste sábado o último adeus ao seu líder, o papa Francisco, que morreu na manhã de segunda-feira, aos 88 anos.

O corpo do Papa encontra-se em câmara ardente na Basílica de São Pedro, desde quarta-feira, 23, cujas cerimónias fúnebres acontecem hoje.

O Chefe de Estado angolano, fará parte das cerimónias em companhia da Primeira Dama da República, Ana Dias Lourenço, figurando-se entre os 50 chefes de Estado e dez monarcas presentes no local.

Até ao momento, 130 delegações estrangeiras estão confirmadas para as cerimónias fúnebres, de acordo com a diplomacia do Vaticano.

Entre os dignitários confirmados estão o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o chefe de Estado da Argentina – país natal do pontífice – Javier Milei.

Por cá, o bispo Dom Zacarias Camuenho, afirmou que o Papa Francisco “partiu com a missão cumprida pelo facto de ter morrido depois da Páscoa, e que a sua última aparição pública perante milhares de fiéis na Praça de São Pedro é um sinal de profecia e de graça”.

Já o padre Celestino Epalanga afirmou que “o Papa Francisco deixa uma igreja atenta aos desafios do mundo”.

Nos últimos momentos de vida do Papa Francisco, esteve, ao seu lado, o cirurgião Sergio Alfieri, que revelou como é que o Sumo Pontífice viveu os últimos minutos – e que um dos seus desejos era morrer em casa.

Segundo conta o Corriere della Sera, nas primeiras horas da manhã de segunda-feira, Alfieri recebeu uma chamada do enfermeiro pessoal do Papa que alertou que o estado de saúde de Francisco estava a piorar e que, talvez, precisasse de ir para o hospital.

Sergio Alfieri contou ainda que, após a morte do Papa, ficou no quarto juntamente com os enfermeiros e os secretários, revelando que depois chegou o cardeal Parolin que “pediu para que todos rezassem”.

O cirurgião disse ainda que, quando entrou no quarto, Francisco tinha os olhos abertos e não aparentava estar com dificuldades respiratórias. No entanto, não respondeu a nenhum estímulo que lhe foi feito.

O conteúdo Mundo católico despede-se hoje do seu líder aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

África do Sul: Aliança Democrática obriga governo a recuar da intenção de aumentar o IVA

O Governo sul-africano anunciou nesta sexta-feira que decidiu não aumentar o IVA,...

Paradeiro incerto do leão que causou pânico na Nharêa condiciona acesso de camponeses às lavras

As famílias camponesas da três aldeias do Município da Nharêa, na província...

No Rio, carnaval virtual promove folia digital e revela novos talentos

A história do biólogo Ewerton Fintelman de Oliveira com o carnaval virtual...