Fontes próximas do Hamas disseram hoje à imprensa internacional, que uma delegação daquele grupo islamita palestiniano debateu uma possível trégua com mediadores do Egipto e do Qatar, mas sem qualquer progresso.
As autoridades egípcias envolvidas nas negociações reuniram-se duas vezes com uma delegação de alto nível do Hamas liderada pelo negociador-chefe, Khalil al-Hayya, e as autoridades do Qatar para as negociações, na quarta e quinta-feira, em Doha.
A fonte que temos está a citar, afirmou que as negociações “foram sérias, mas não levaram a nenhum progresso tangível”.
Depois de uma trégua de dois meses, Israel retomou a ofensiva na Faixa de Gaza a 18 de marco com o objectivo declarado de forçar o Hamas a libertar os reféns ainda ali retidos desde o ataque realizado em território israelita pelo movimento palestiniano a 07 de Outubro de 2023.
Um cessar-fogo activo entre 19 de Janeiro e 17 de marco permitiu que 33 reféns israelitas abandonassem Gaza, incluindo oito mortos, em troca da libertação de cerca de 1.800 palestinianos detidos em Israel.
As negociações para pôr fim aos conflitos, mediadas pelo Egipto, Qatar e Estados Unidos, não tiveram sucesso até ao momento.
A guerra na Faixa de Gaza foi desencadeada por um ataque do Hamas ao sul de Israel, a 07 de Outubro de 2023, que resultou na morte de 1.218 pessoas do lado israelita, a maioria dos quais civis, de acordo com dados oficiais.
O conteúdo Negociação de trégua do Hamas com mediadores termina sem progresso aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário