segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Notícias Nunes critica PEC da segurança em lançamento de frente anticrime
Notícias

Nunes critica PEC da segurança em lançamento de frente anticrime

Em evento na Câmara Municipal, prefeito de São Paulo questionou a proposta de criação de corregedorias e ouvidorias autônomas

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), criticou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da segurança pública apresentada ao Congresso pelo governo federal. Durante o lançamento da Frente Nacional contra o Crime Organizado, realizado na Câmara Municipal paulistana nesta 2ª feira (14.abr.2025), o prefeito afirmou que o plano de criar corregedorias e ouvidorias autônomas para forças de segurança federais, estaduais e municipais pode enfraquecer a segurança pública.

“É importante que o governo tenha iniciativa de poder trazer um ajuste da legislação para combater a criminalidade, combater o crime organizado. Mas algumas questões que a gente precisa corrigir, como por exemplo, a questão de instalar as corregedorias. Você trazer órgãos, instituições externas para lutar ou para opinar na questão da corregedoria, não é o que a gente precisa”, disse Nunes.

Na noite do domingo (13.abr), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, defendeu a PEC e comentou a resistência de governadores à proposta, dizendo que alguns deles têm um olhar que remete à primeira Constituição republicana, de 1891, que considerava os “Estados soberanos”. Uma das principais críticas da oposição à PEC é que a proposta pode ferir a autonomia de Estados (que controlam as polícias Civil e Militar) e municípios (que controlam a guarda civil).

Durante o evento desta 2ª feira (14.abr), a vereadora de São Paulo Amanda Vettorazzo (União-SP) apresentou o Pacote Anticriminalidade e homenageou vereadores pela atuação na Lei Anti-Oruam, que proíbe o uso de recursos públicos em eventos que façam apologia ao crime, violência e drogas. Trata-se uma referência às letras de Oruam do rapper carioca. O pacote conta com medidas contra o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e antiaborto.

Estavam presentes no evento o Coronel Mello Araújo, vice-prefeito de São Paulo, Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Orlando Morando, secretário de Segurança Urbana, o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), o deputado Adrilles Jorge (União-SP); entre outros políticos.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Governo divulga lista incompleta de comitiva de Lula em Roma

Pelo menos Rita Nolasco, namorada do presidente do STF, Roberto Barroso, estava...

João Carlos Martins diz estar curado do câncer de próstata

Maestro de 84 anos afirmou ter sido diagnosticado em março; ele passou...

Demitir Lupi prejudicaria os aposentados, diz senador do PDT

Weverton Rocha (PDT-MA) saiu em defesa do ministro; o congressista lidera bloco...

CBF vai oferecer R$ 5 mi ao mês para Ancelotti treinar a seleção

Contrato com o técnico italiano, atualmente no Real Madrid, valeria até o...