Lar Notícias Oncoclínicas usa plataforma de dados como modelo de negócios
Notícias

Oncoclínicas usa plataforma de dados como modelo de negócios

Formato permite escalabilidade e redução de custos; fatores importantes para ampliar e democratizar o acesso ao tratamento do câncer

A Oncoclínicas&Co. se tornou referência no tratamento de câncer com base em um modelo de negócios inovador. A companhia opera como uma plataforma integrada de oncologia, por meio de parcerias estratégicas e franquias, que compõem um ecossistema centrado em dados. O desenho permite a escalabilidade do negócio e a redução de custos, impactando na ampliação do alcance e democratização do acesso ao tratamento. Somente em 2024, foram atendidos 682 mil pacientes com câncer.

A plataforma também posiciona a companhia como um player de alto impacto para o futuro do tratamento do câncer no país e no mundo. A expertise tecnológica é aplicada para disponibilizar a todos os pacientes um tratamento de ponta e melhorar os desfechos clínicos.

Por meio de uma abordagem data-driven, baseada em dados, no centro do negócio, é possível aumentar a precisão dos diagnósticos e personalizar os tratamentos. Além disso, a companhia realiza atualização constante de protocolos. Com o auxílio da IA (inteligência artificial), há a possibilidade de realizar terapias mais eficazes e reduzir efeitos colaterais, tornando o tratamento integrado e individual.

“O câncer segue sendo uma das maiores causas de morte evitável no século 21, mas não por falta de tecnologia. Falta um sistema que permita que inovações cheguem a todos, sem exceção. É nisso que trabalhamos: tornar a palavra ‘remissão’ uma possibilidade concreta, não um destino restrito a poucos”, disse Bruno Ferrari, CEO e fundador da Oncoclínicas.

Segundo o executivo, esse entendimento impulsiona a companhia a estruturar um modelo de atendimento que integra eficiência e cuidado humanizado. “Na Oncoclínicas, desafiamos os paradigmas tradicionais da oncologia ao propor um modelo que equilibra eficiência sistêmica e humanização do cuidado. Não se trata apenas de inovar, mas de questionar: por que, em plena era da medicina personalizada, milhões ainda enfrentam barreiras geográficas ou econômicas para tratar o câncer? Nossa resposta está em uma plataforma de saúde que opera como rede neural –conectando especialistas, dados e protocolos atualizados dinamicamente por IA”, explicou Ferrari.

Para o CEO, há quem questione a inteligência artificial, afirmando que a tecnologia desumaniza a medicina ou até mesmo ocupa o espaço dos profissionais. Porém, de acordo Ferrari, cada algoritmo é treinado não para substituir oncologistas, mas para amplificar sua expertise –identificando padrões em milhões de casos anônimos que um ser humano levaria séculos para analisar. “Isso não é futurista; é democratização do conhecimento acumulado”.

Além do investimento em tecnologia e inteligência artificial, a companhia aposta em modelos inovadores de expansão ao tratamento oncológico. Um dos principais exemplos é o OC Acesso, iniciativa criada para atender pacientes fora da rede de planos de saúde.

A proposta é oferecer tratamentos de alta complexidade, como quimioterapia, radioterapia e infusões, além de consultas especializadas, exames genéticos, de imagem, imunologia e patologia, a preços mais acessíveis que as outras opções de mercado.

Outra frente estratégica é o OC Franquias, modelo que amplia a presença da Oncoclínicas em regiões onde o acesso à oncologia especializada ainda é limitado. A proposta vai além da expansão geográfica: trata-se de uma plataforma de franquias médicas que replica o know-how clínico, os protocolos integrados e o suporte técnico da rede principal, garantindo que o paciente receba o mesmo padrão de cuidado, independentemente da cidade onde esteja sendo tratado.

Cada unidade franqueada opera com supervisão contínua e integração tecnológica ao ecossistema do grupo, assegurando aderência às diretrizes assistenciais, acesso a painéis moleculares, 2ª opinião especializada e participação em estudos clínicos. É um modelo que combina capilaridade, escalabilidade e segurança clínica –pilares essenciais para enfrentar os desafios da oncologia no Brasil.

O desafio de alinhar custo e efetividade

Na oncologia, a equação entre custo e efetividade tem se tornado cada vez mais complexa e preocupante. Segundo o fundador e CEO da Oncoclínicas, o grande desafio do setor está em garantir o acesso às terapias mais inovadoras sem comprometer a sustentabilidade financeira do sistema de saúde –tanto público quanto suplementar.

“Incorporar tecnologia de ponta não pode ser sinônimo de inviabilidade econômica. É preciso repensar os modelos de financiamento, criar parcerias estratégicas que viabilizem escala e eficiência, e adotar sistemas que valorizem o desfecho clínico, não o volume de procedimentos”, afirmou Ferrari.

Na prática, isso significa investir em inteligência preditiva para uso mais racional de recursos, incentivar o diagnóstico precoce e redesenhar o fluxo de atendimento para reduzir desperdícios e intervenções tardias. “Quando detectamos o câncer nos estágios iniciais, conseguimos não apenas tratar com maior chance de sucesso, mas também evitar custos exponenciais associados ao tratamento em fases avançadas –que são mais longos, mais caros e impactam profundamente a qualidade de vida do paciente”, completou.

Esse modelo exige uma mudança cultural que vá além da assistência: envolve educação em saúde, acesso facilitado a exames e uma política mais ativa de rastreamento. Segundo Ferrari, é nesse ponto que iniciativas como as campanhas de conscientização ganham protagonismo. “Trabalhamos para antecipar o cuidado, não apenas reagir à doença. Informar e educar a população é um passo primordial. A sustentabilidade nasce da prevenção, da eficiência e da inteligência aplicada aos dados”.

Ao aliar tecnologia, escala e visão estratégica, a Oncoclínicas busca não apenas tratar mais pacientes –mas tratar melhor, com base em evidências, impacto clínico e responsabilidade econômica. Um caminho que, de acordo com o executivo, é inevitável para o futuro da oncologia.

Parcerias internacionais

A solidez do modelo de negócios da Oncoclínicas viabiliza sua chegada na Arábia Saudita, inaugurando um novo capítulo em sua trajetória de expansão internacional. A parceria com o grupo Al Faisaliah, firmada em 2024, permitirá a abertura da 1ª clínica em Riad, na Arábia Saudita. A unidade garantirá à população saudita acesso a tratamentos oncológicos de ponta, alinhados aos padrões de excelência e inovação já estabelecidos pela companhia brasileira na América Latina.

De acordo com Ferrari, a estratégia na Arábia Saudita mantém os pilares que tornaram a Oncoclínicas referência no Brasil, com adaptações essenciais ao contexto local. A associação entre as companhias é uma joint venture –empreendimento conjunto– que conta com 51% de participação da rede brasileira e 49% do grupo saudita.

Aplicamos nossa expertise em gestão e oncologia de precisão, respeitando particularidades culturais, como a importância da família no cuidado ao paciente. Além disso, [outra adaptação é] a capacitação de profissionais locais para tratar cânceres prevalentes na região, combinando tecnologia e conhecimento epidemiológico“, disse.

Além da unidade internacional, a companhia tem parceria exclusiva no Brasil do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado da Universidade Harvard. A colaboração permite à Oncoclínicas ter acesso a abordagens modernas e ensaios clínicos inovadores relacionados ao tratamento contra o câncer.

O grupo ainda é proprietário da Boston Lighthouse Innovation, localizada em Cambridge, nos Estados Unidos. A empresa é especializada em bioinformática, área que combina biologia com computação para o processamento de dados biológicos. A Oncoclínicas tem ainda participação na MedSir, instituição dedicada ao desenvolvimento e à gestão de estudos clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer em Barcelona, na Espanha.

Ao combinar know-how internacional, cultura de dados e inovação com a experiência adquirida em milhões de atendimentos ao longo dos últimos 15 anos, a Oncoclínicas&Co se posiciona como plataforma de oncologia de ponta de tecnologia brasileira e referência mundial no enfrentamento do câncer.


Este conteúdo foi produzido e pago pela Oncoclínicas&Co.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Lupi nega ter sido omisso em fraude no INSS

Ministro da Previdência foi alertado em junho de 2023 sobre irregularidades, mas...

Caminhão com quase uma tonelada de maconha tomba em rodovia do ES

Falha nos freios provocou acidente e revelou droga escondida em carga de...

Justiça condena Marçal à perda de inelegibilidade pela 2ª vez

Ex-coach e candidato a prefeito de São Paulo em 2024 também foi...

Ditadura era mais justa que o Supremo, diz PCO

Partido da Causa Operária criticou decisão da Corte de condenar mulher que...