Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, o consumo de carne de aves e de ovos não apresenta risco para a saúde
Até as 19h deste sábado (24.mai.2025), o Ministério da Agricultura e Pecuária havia registrado 19 casos de gripe aviária em investigação com coleta de amostras ainda sem resultado laboratorial conclusivo. A informação consta na plataforma do órgão sobre a Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves. Até 6ª feira (23.mai.2025), eram 17 casos.
O Poder360 publicou que 41 países suspenderam a compra e a importação de carne de frango no Brasil. A Índia, a Albânia e a Namíbia entraram na lista.
A decisão dos países se deu depois da identificação de um foco de influenza aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, o consumo de carne de aves e de ovos não apresenta risco para a saúde. Leia o número de casos em cada Estados em que há investigação:
- Rio Grande do Sul – 4;
- Ceará – 3;
- Santa Catarina – 3;
- Pará – 2;
- Mato Grosso do Sul – 2;
- Minas Gerais – 2;
- Tocantins – 1;
- Bahia – 1;
- Goiás – 1.
Leia abaixo as cidades em que há investigação:
- Triunfo (RS);
- Capela de Santana (RS);
- Porto Alegre (RS);
- Jaguari (RS);
- Icapuí (CE);
- Quixadá (CE);
- Salitre (CE);
- Concórdia (SC);
- Ipumirim (SC);
- Tigrinhos (SC);
- Eldorado do Carajás (PA);
- Abel Figueiredo (PA);
- Angélica (MS);
- Jardim (MS);
- Belo Horizonte (MG), 2 casos;
- Aguiarnópolis (TO);
- Ilhéus (BA);
- Barro Alto (GO).
O Ministério da Agricultura informou que realizou 1.106 coletadas de amostras para investigações classificadas pelo médico veterinário oficial como casos prováveis de Síndrome Respiratória e Nervosa das aves. Diante de resultados negativos para influenza aviária e doença de Newscastle, os casos são descartados e a investigação é encerrada. O governo fez 4.005 investigações ao todo.
Por enquanto, há somente 1 foco de doença Newcastle, a DNC. Fica em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. Há 168 focos de influenza aviária de alta patogenicidade, a IAAP.
Deixe um comentário