segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África Pássaros devastam campos de cultivo de arroz e massambala no Quipungo
ÁfricaAngolaEconomiaInternacionalÚltimas notícias

Pássaros devastam campos de cultivo de arroz e massambala no Quipungo

Os pássaros estão a devastar os campos de cultivo de arroz e massambala na fazenda Muyapi, zona do Malipi, a 15 quilómetros da sede municipal de Quipungo, província da Huíla.

De acordo com António Mussungo, um dos encarregados, a falta de equipamentos para afugentar as aves, está na base dos prejuízos e sublinha que, dentro de alguns dias estarão em fase de colheita os cerca de 25 hectares de massambala vermelha.

Instalada numa área de mil e 500 hectares, a fazenda fez pela primeira vez a produção de arroz na campanha agrícola passada em 37,5 hectares irrigáveis, mas que a safra ficou aquém das projecções devido a acção das aves.

“Não tivemos a colheita desejada na campanha anterior, devido a invasão dos pássaros e estamos na eminência de passarmos pela mesma situação este ano, mas estamos a envidar esforços no sentido de conseguirmos equipamentos para afugentar as aves”, disse.

Quanto aos resultados da colheita da massambala, António Mussungo, garantiu que “os 25 hectares já atingiram a fase de maturação e tão logo a chuva passe dar-se-á início ao processo de colheita”.

A fazenda Muyapi, existe desde 2017, mas iniciou a sua primeira produção somente em 2022, por conta de investimentos feitos na aquisição de equipamentos e no melhoramento do solo.

Recebeu um investimento de 5,4 mil milhões de kwanzas, fruto de capital próprio e de um financiamento bancário, dentro do Angola Investe em 2017, de 1,7 mil milhões de kwanzas.

Com um elevado nível de mecanização, a fazenda emprega 28 funcionários a tempo inteiro e nas épocas de sementeira e colheita podem chegar entre 50 a 100 eventuais.

O conteúdo Pássaros devastam campos de cultivo de arroz e massambala no Quipungo aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

África do Sul: Aliança Democrática obriga governo a recuar da intenção de aumentar o IVA

O Governo sul-africano anunciou nesta sexta-feira que decidiu não aumentar o IVA,...

Paradeiro incerto do leão que causou pânico na Nharêa condiciona acesso de camponeses às lavras

As famílias camponesas da três aldeias do Município da Nharêa, na província...

No Rio, carnaval virtual promove folia digital e revela novos talentos

A história do biólogo Ewerton Fintelman de Oliveira com o carnaval virtual...