Os pássaros estão a devastar os campos de cultivo de arroz e massambala na fazenda Muyapi, zona do Malipi, a 15 quilómetros da sede municipal de Quipungo, província da Huíla.
De acordo com António Mussungo, um dos encarregados, a falta de equipamentos para afugentar as aves, está na base dos prejuízos e sublinha que, dentro de alguns dias estarão em fase de colheita os cerca de 25 hectares de massambala vermelha.
Instalada numa área de mil e 500 hectares, a fazenda fez pela primeira vez a produção de arroz na campanha agrícola passada em 37,5 hectares irrigáveis, mas que a safra ficou aquém das projecções devido a acção das aves.
“Não tivemos a colheita desejada na campanha anterior, devido a invasão dos pássaros e estamos na eminência de passarmos pela mesma situação este ano, mas estamos a envidar esforços no sentido de conseguirmos equipamentos para afugentar as aves”, disse.
Quanto aos resultados da colheita da massambala, António Mussungo, garantiu que “os 25 hectares já atingiram a fase de maturação e tão logo a chuva passe dar-se-á início ao processo de colheita”.
A fazenda Muyapi, existe desde 2017, mas iniciou a sua primeira produção somente em 2022, por conta de investimentos feitos na aquisição de equipamentos e no melhoramento do solo.
Recebeu um investimento de 5,4 mil milhões de kwanzas, fruto de capital próprio e de um financiamento bancário, dentro do Angola Investe em 2017, de 1,7 mil milhões de kwanzas.
Com um elevado nível de mecanização, a fazenda emprega 28 funcionários a tempo inteiro e nas épocas de sementeira e colheita podem chegar entre 50 a 100 eventuais.
O conteúdo Pássaros devastam campos de cultivo de arroz e massambala no Quipungo aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário