segunda-feira , 28 abril 2025
Lar África Paz verdadeira exige justiça social, inclusão e respeito pelos direitos humanos, diz Isaías Samakuva
ÁfricaAngolaInternacionalÚltimas notícias

Paz verdadeira exige justiça social, inclusão e respeito pelos direitos humanos, diz Isaías Samakuva

O presidente da Fundação Jonas Savimbi caracterizou a natureza da paz de Abril, que o país celebra a 23 anos, como uma paz militar resultante da assinatura de documentos interligados, como o “Acordo de Paz para Angola”.

Para Isaías Samakuva, a paz de Bicesse, Lusaka e Luena, não é ainda a paz social, da liberdade, da solidariedade entre irmãos e da prosperidade para todos, pelo facto de a guerra civil que se estendeu de 1975 até ao início do século XXI, deixou marcas profundas na sociedade com milhões de mortos e uma infra-estrutura nacional fortemente afectada.

O antigo presidente da UNITA disse por outro lado que mesmo com o cessar das hostilidades, os efeitos destes períodos continuam presentes no quotidiano angolano, afirmando ainda que no contexto de reconstrução nacional, torna-se essencial reflectir sobre os caminhos que podem fortalecer a paz e promover a reconciliação entre os diferentes grupos sociais.

Isaías Samakuva afirmou ainda que a paz verdadeira não se limita à ausência da guerra, mas que exige justiça social, dialogo, inclusão e respeito pelos direitos humanos.

Criticou igualmente a não inclusão das universidades na construção da paz, da identidade nacional e na matriz do desenvolvimento do país.

O presidente da Fundação Jonas Savimbi disse que sem reconciliação nacional, não haverá coesão quer do ponto de vista social quer do ponto de vista territorial, o que impossibilita a unidade nacional.

Isaías Samakuva fez estas declarações aquando da sua dissertação esta quinta-feira, 17, numa palestra que abordou sobre “o papel das universidades no processo de manutenção da paz e da reconciliação nacional”.

O evento foi uma iniciativa da Associação dos Defensores do Diálogo e Reconciliação Nacional “ADDRN”, e teve lugar no Instituto Superior Politécnico do Bita.

O conteúdo Paz verdadeira exige justiça social, inclusão e respeito pelos direitos humanos, diz Isaías Samakuva aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.

Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

África do Sul: Aliança Democrática obriga governo a recuar da intenção de aumentar o IVA

O Governo sul-africano anunciou nesta sexta-feira que decidiu não aumentar o IVA,...

Paradeiro incerto do leão que causou pânico na Nharêa condiciona acesso de camponeses às lavras

As famílias camponesas da três aldeias do Município da Nharêa, na província...

No Rio, carnaval virtual promove folia digital e revela novos talentos

A história do biólogo Ewerton Fintelman de Oliveira com o carnaval virtual...