segunda-feira , 28 abril 2025
Lar Notícias PF investiga vereadora de Teresina por laços com facção
Notícias

PF investiga vereadora de Teresina por laços com facção

Operação Escudo Eleitoral foca em possível financiamento de campanha por crime organizado

A PF (Polícia Federal) realizou, na 5ª feira (3.abr.2025), uma nova fase da Operação Escudo Eleitoral. A ação teve como alvo a Câmara Municipal de Teresina, onde foram cumpridos 3 mandados judiciais. As medidas incluíram o afastamento de servidores e a restrição de acesso ao prédio do Legislativo.

Essa fase da operação investiga a atuação de facções criminosas nas eleições municipais de 2024. O foco recai sobre a campanha da vereadora Tatiana Medeiros (PSB), presa em 3 de abril. Segundo a PF, ela teria financiado sua candidatura com recursos do Bonde dos 40, facção de origem maranhense.

Tatiana recebeu 2.925 votos e é fundadora do Instituto Vamos Juntos, uma ONG que está sob investigação. A PF apreendeu R$ 100 mil em espécie na sede da entidade. A suspeita é que parte dos recursos desviados tenha sido usada na campanha.

Os mandados cumpridos nesta segunda afetam ex-assessores da parlamentar. Eles estão proibidos de entrar na Câmara e de manter contato com servidores públicos. A investigação apura também a compra de votos e a cooptação de eleitores com dinheiro do crime organizado.

Outro ponto central do inquérito é a relação entre Tatiana e Alandilson Cardoso Passos. Apontado como seu namorado e integrante do Bonde dos 40, Alandilson foi preso em Minas Gerais. Ele responde por tráfico, roubo qualificado e porte ilegal de arma. No momento da prisão, estava com Tatiana e já havia comprado passagens para São Paulo.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Mercado abaixa projeção da inflação para 5,55%

Agentes financeiros não alteraram as projeções do IPCA, do PIB e da...

Ucrânia está disposta a ceder a Crimeia por acordo de paz

Presidente norte-americano pediu que a Rússia interrompa os ataques; Rubio afirmou que...

Saiba quem era a brasileira morta em atropelamento no Canadá

Kira Salim tinha 34 anos e, de acordo com seu perfil no...

Leia a lista de indicadores internacionais que saem nesta semana

Alemanha, Itália, Portugal, Zona do Euro e EUA divulgam a prévia do...