O analista residente da Rádio Correio da Kianda, Eurico Gonçalves, disse que a visita de Estado do Presidente da República à Índia, é coberta de enorme expectativa para ambos os países e pela comunidade internacional na sua inteireza, tendo destacado a consolidação da sua importância se traduz na posição geopolítica e geoestratégica dos dois Estados perante as ameaças e desafios do mundo contemporâneo.
O Presidente da República, João Lourenço, já se encontra em Nova Deli, para uma visita de Estado à República da Índia, a convite das autoridades do país, que deverá acontecer no sábado e domingo.
Para esta jornada de trabalho de 48 horas, o Chefe de Estado angolano, tem previsto encontros com a Presidente Draupadi Murmu, e com o Chefe do Governo indiano, o Primeiro-ministro Narendra Modi.
Para o analista esta jornada de trabalho vai servir para o reforço da cooperação bilateral, e a identificação de áreas de cooperação com destaque para os sectores económicos, tecnológicos, ensino e infra-estruturas na qual a Índia está bem avançada.
Eurico Gonçalves afirmou, ainda, que há interesse da Índia em potencializar a indústria nacional, destacando que sendo a maior economia da parte sul da Ásia torna interessante o estabelecimento de relações com aquele país.
O programa da visita do Presidente da República inicia sábado de manhã com uma homenagem a Mahatma Ghandi, com uma deslocação do Presidente João Lourenço ao seu Memorial, onde, além de depositar uma coroa de flores, assinará o livro de honra.
Outro ponto alto da visita de Estado à Índia será o Fórum de Negócios, domingo, que reunirá empresários dos dois países e em cujo acto de abertura o Presidente João Lourenço discursará.
O conteúdo Posição geoestratégica de Angola e Índia traduz importância da visita do Presidente João Lourenço, diz analista aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário