7 dos 10 maiores contratos de fornecimento de kits são com clubes ingleses; Barcelona e Real Madrid ocupam os 2 primeiros lugares
Os contratos de fornecimento de material esportivo continuam sendo uma das principais fontes de receita para clubes de futebol europeus. Os mais recentes movimentos no mercado reforçam a disputa entre as marcas pelo domínio global do setor.
A Premier League-principal campeonato da Inglaterra- domina o ranking: 7 dos 10 maiores contratos de fornecimento de material esportivo são com clubes ingleses, favorecidos pela audiência e receitas de direitos de transmissão. A exceção entre os não ingleses são os espanhóis Barcelona – 127 milhões de euros e Real Madrid– 120 milhões de euros-, que ocupam o 1º e 2º lugares no ranking global de patrocínios.
O Liverpool firmou um novo acordo com a Adidas em março, válido a partir de 2025, no valor de 72 milhões de euros por temporada — um salto de 14 milhões de euros em relação ao contrato anterior com a Nike, que pagava 58 milhões de euros por ano.
Outro destaque é o Newcastle United. Impulsionado pelo investimento saudita e conquistas recentes, o clube assinou com a Adidas um contrato de 35 milhões de euros por temporada — um aumento de 500% em comparação com o patrocínio anterior da Castore – 5,8 milhões de euros por temporada.
Entre os clubes líderes, uma tendência se confirma: contratos de longo prazo. Todos os 10 principais acordos têm validade até pelo menos 2027.
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