O futuro político da República Democrática do Congo suscita muitas questões, com o regresso de Joseph Kabila a Goma, cidade ocupada pelo M23, com apoio do Ruanda, depois de uma prolongada ausência do cenário político congolês.
O ex-presidente da RDC, Kabila, retornou ao país, num contexto marcado por tensões persistentes no leste do país, onde se entrelaçam a dinâmica política, social e de segurança.
Alega-se que Joseph Kabila teria chegado a Goma vindo da África do Sul, através de Kigali, este factor acrescenta uma dimensão estratégica à sua visita.
Sobre o assunto, o especialista em relações internacionais, Lutina Santos, disse que as afirmações do actual Presidente da República Democrática, fazem sentido, ao acusar Joseph Kabila de estar aliado ao M23 com apoio do Ruanda. Lutina Santos, antevê que um possível regresso de Kabila à Kinshasa terá consequências, com possível bloqueio político.
Entretanto, Lutina Santo disse que o regresso de Kabila, à RDC não terá impacto no quadro do teatro político militar, tendo em conta o nível de pobreza o seu governo deixou o país, e a pressão que sofreu para realizar eleições que viriam eleger Felix Tshisekedi.
O conteúdo Presença de Joseph Kabila em Goma confirma sua ligação ao grupo rebelde M23, defende Lutina aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário