Na retoma das negociações directas, faltaram os principais intervenientes, no caso concreto Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky. Moscovo acusou o presidente da Ucrânia de ser “patético” por exigir que Putin fosse até à Turquia, e Kyiv disse que à Rússia faltava seriedade.
Entre ameaças em caso de falta de comparência de Vladimir Putin e insultos a Volodymyr Zelensky por parte de Moscovo, nenhum dos dois líderes aterrou nas negociações de paz na Turquia.
Para esta quinta-feira iniciou-se as conversações directas entre a Ucrânia e a Rússia, tendo o presidente ucraniano insistido para que o seu homólogo russo se deslocasse também até à Turquia.
Até quarta-feira, Vladimir Putin manteve-se em silêncio acerca do desafio lançado por Zelensky – e até sobre a delegação que iria enviar -, mas esta quinta-feira já ‘teve’ muito a dizer, nomeadamente, através das vozes do Kremlin.
Esta é a primeira reunião desse tipo desde a primavera de 2022, sem um intermediário, sobre o resultado do conflito.
O conteúdo Putin e Zelensky ausentes nas negociações directas entre Rússia e Ucrânia aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário