Lar Notícias Putin não irá à Turquia conversar com Zelensky, diz Kremlin
Notícias

Putin não irá à Turquia conversar com Zelensky, diz Kremlin

Nome do presidente não consta na lista da delegação que participará de reunião em Istambul; o chefe do Executivo da Ucrânia afirmou que só participaria do encontro com a presença do líder russo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não viajará à Turquia para conversar com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sobre o fim da guerra na Europa. A lista com os nomes da delegação russa que irá a Istambul foi divulgada pelo Kremlin nesta 4ª feira (14.mai.2025), sem o nome do chefe do Executivo.

Zelensky havia confirmado presença, sob a condição da participação de Putin. O ucraniano queria se encontrar com o russo em território neutro para discutir um cessar-fogo. A reunião entre as delegações dos 2 países –sugerida pela Rússia– será na 5ª feira (15.mai).

Um assessor de Zelensky disse que ele não se reunirá com nenhum representante que não fosse Putin, o que deixa incerta a participação de Zelensky.

Do lado russo, estarão presentes o assessor da Presidência Vladimir Medinsky, que já participou das negociações para encerrar o conflito, o vice-ministro da Defesa, Alexander Fomin, e o vice-ministro das Relações Exteriores, Mikhail Galuzin.

ARTICULAÇÃO DE LULA FALHA

Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou para Vladimir Putin e pediu para que ele participasse presencialmente de uma reunião com Zelensky.

Como mostrou o Poder360, o petista tenta, desde o início de seu 3º mandato, se colocar como um mediador da paz mundial. Comenta frequentemente sobre as guerras na Europa e no Oriente Médio, entre Israel e o grupo extremista Hamas.

O petista, no entanto, não conseguiu avançar em sua tentativa de ajudar a encerrar o conflito na Europa, que começou em 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia.



Fonte

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Ex-secretário de Motta é diretor de empresa envolvida em fraudes

De 2020 a 2021, presidente da Câmara empregou Jeronimo Junior, diretor da...

Ministro do TCU diz que análise de fraude do INSS foi eficiente

Aroldo Cedraz, que flexibilizou regra de descontos do INSS, defende que a...

Funcionário do INSS apontou desvios em benefícios em 2020

Relato de alta de filiados da Conafer acima do padrão foi feito...

Com Alckmin presente, Carlos Siqueira lança livro em Brasília

Presidente do PSB divulgou “Em defesa dos ideais do Socialismo Democrático” com...