A República Democrática do Congo (RDC) e o Ruanda apresentaram nesta sexta-feira, 02, em Washington, nos Estados Unidos, um projecto de acordo para acabar com a guerra no leste daquele país vizinho.
O projecto está de acordo com uma declaração de princípios assinada igualmente na capital norte-americana há uma semana.
Os governos da RDC e do Ruanda, que chegaram recentemente a um acordo para o arranque da negociação com vista a resolver o conflito com o M23, em Washington, na presença do secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, garantem que será “mais do que apenas promessas”.
Esperava-se que o documento preliminar formaliza-se os compromissos bilaterais em diplomacia, segurança e resolução de conflitos entre os dois países, e que devia clarificar as responsabilidades tanto do Ruanda como da RDC, incluindo grupos armados como o M23 o que poderia incluir um mecanismo de verificação.
Na quarta-feira, o enviado do presidente dos Estados Unidos para a África, Massad Boulous, juntou-se a representantes congoleses, ruandeses, togoleses e franceses nas negociações em Doha.
O esboço do acordo cobriria questões como soberania territorial, luta contra grupos armados, comércio de minerais, refugiados e o papel das forças internacionais, particularmente a MONUSCO.
Os rebeldes apoiados por Ruanda assumiram o controlo de duas capitais provinciais no leste da RDC no início deste ano, forçando Kinshasa a suavizar sua posição sobre o diálogo com o grupo M23.
O conteúdo RDC e Ruanda chegam a acordo preliminar para fim do conflito aparece primeiro em Correio da Kianda – Notícias de Angola.
Deixe um comentário